Home Editorial “Vou Expulsá-la Do Grupo Do WhatsApp”

“Vou Expulsá-la Do Grupo Do WhatsApp”

Se os adultos dizem barbaridades nas redes sociais, imaginem o que dizem crianças e jovens sem os “filtros” totalmente desenvolvidos.

Quem é diretor de turma ou membro de uma direção, tem a perceção da enormidade de problemas que surgem via redes sociais. Se no passado, fechado o portão da escola, existia uma pausa nos conflitos entre alunos, hoje é 24 sobre 24 horas, dia ou noite, casa, escola, rua, qualquer sítio e a qualquer hora o insulto, o gozo, a humilhação, pode surgir.

Muitos dos problemas nem começaram na escola, mas a escola é obrigada a resolver pois foram levados para a escola.

Existem muitos jovens com total inaptidão social, incapazes de olharem nos olhos uns dos outros e resolverem as coisas entre si. São reféns de dispositivos eletrónicos que os impediram de desenvolver aptidões elementares de bem-estar e convivência.

Muitos pais pensam que lá por a criança estar em casa fechada no quarto está em segurança, nada mais de errado. Por detrás daquele objeto tão pequeno, milhões de possibilidades existem, e o sofrimento está apenas à beira de um clique.

Cabe principalmente aos pais e não à escola, explicar os perigos das redes sociais, onde o sentimento de integração e exclusão varia à velocidade da luz.

Surge então o conflito se os pais devem ou não estar presentes nos grupos sociais dos seus filhos. Um conflito entre o instinto de proteção e o direito à privacidade. A escolha será sempre individual, pois são os pais que conhecem melhor do que ninguém os seus filhos.

Na escola é comum ter professores inseridos em grupos de trabalho nas redes sociais, algo muito positivo, mostrando o potencial que estes aparelhos disponibilizam a quem o quer utilizar por bem.

Hoje é dia da Internet mais Segura. Eu diria que hoje deveria ser o dia dos pais estarem mais atentos ao que os seus filhos fazem na internet…

Ficam duas notícias relacionadas com o assunto e o dossier do ComRegras sobre o bullying.

Alexandre Henriques

Ameaças num canal de YouTube, insultos e humilhação no Instagram

Uso excessivo de telemóvel e redes sociais aumenta problemas mentais entre jovens

Bullying – ComRegras

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here