Início Editorial Votos Em Branco E Nulos? – Não Façam Isso!

Votos Em Branco E Nulos? – Não Façam Isso!

2376
1
Circulam apelos para que se coloque “942” no boletim de voto, ou que se escreva “Sou professor” ou seja lá o que for, pois isso anularia o voto e isso é o mesmo que abster-se de contribuir!
Bem sei que estamos todos muito desmotivados, defraudados com um sentimento de traição, sim fomos traídos pelos mesmos de sempre, mas votar branco ou nulo não é de todo a solução!
Não vale a pena estar aqui a discutir qual dos partidos agiu melhor ou pior, foi mais ou menos coerente, porque na realidade, todos, sem excessão, tiveram culpa!
Tiveram a culpa de não terem encontrado, em conjunto, uma solução para a situação dos professores, preferiram fazer birras e colocar os interesses dos respetivos partidos à frente da justiça social!
Mas, perante esta situação, não é viável que o apelo seja esse, até porque há muitos outros partidos que poderiam ter, quer nas europeias, quer nas legislativas, a sua oportunidade!
Em baixo o esclarecimento da Comissão Nacional de Eleições, sobre o tipo de voto e suas consequências!
Aproveitar o verão para estudar partidos novos e seus programas…poderá ser uma solução.
Alberto Veronesi

1. O que é um voto em branco?

É aquele cujo boletim não contenha qualquer marca ou sinal.

2. O que é um voto nulo?

É aquele em cujo boletim de voto:

– Tenha sido assinalado mais de um quadrado;
– Haja dúvidas sobre qual o quadrado assinalado;
– Tenha sido assinalado o quadrado correspondente a uma candidatura que tenha sido rejeitada ou desistido das eleições;
– Tenha sido feito qualquer corte, desenho ou rasura;
– Tenha sido escrita qualquer palavra.

3. O que acontece se numa eleição os votos brancos e/ou nulos forem superiores aos votos nas candidaturas?

Os votos em branco, bem como os votos nulos, não sendo votos validamente expressos, não têm influência no apuramento do número de votos obtidos por cada candidatura e na sua conversão em mandatos.
Ainda que o número de votos em branco ou nulos seja maioritário, a eleição é válida e os mandatos apurados tendo em conta os votos validamente expressos nas candidaturas.

Fonte: CNE

COMPARTILHE

1 COMENTÁRIO

  1. Por essa mesma razão é que é FUNDAMENTAL mudar o sistema eleitoral e de representatividade. Quando uma maioria, SE DÁ AO TRABALHO de se deslocar à mesa eleitoral e vai votar branco ou nulo está a expressar a mediocridade política… e, isto tem que ter peso!
    Quando a abstenção é de 40 e 50% deve haver penalização para os políticos que não souberam cativar, estiveram-se a “borrifar” para a honestidade, para a coerência e para a justiça, não se empenharam no envolvimento dos cidadãos nem na seriedade e dignidade que deveria prevalecer na sua actuação…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here