Home Escola Vocacional ou esfregona vileda?

Vocacional ou esfregona vileda?

241
1

Esfregona_3_Action_OverviewRecentemente surgiu a notícia da massificação dos cursos vocacionais, catalogando-os como os cursos em que não se reprova.

Desde já um esclarecimento, não é verdade que um aluno “vocacional” transite sempre de ano letivo, é difícil, mas pode ficar retido. Para o efeito precisa de reprovar a mais de 30% da totalidade dos módulos do curso que frequenta. Isto depois de ter tido várias oportunidades para recuperar a balda dificuldade na assimilação de conteúdos.

O princípio que está subjacente a estes cursos – direcionar alunos com pouca apetência/motivação para a escola, através de uma formação mais empresarial – não deixa de fazer algum sentido. Só que na prática não é bem assim, estes cursos vocacionais, como no passado outros foram, são claramente o “gueto” da escola, the final frontier se assim preferirem.

Mas podemos questionar que caminho dar a alunos que não querem aprender, não querem estar e que as suas aspirações futuras restringem-se ao intervalo seguinte.  O problema, é que estamos a tentar apagar o fogo depois de ele estar incontrolável, o problema, é que enfiámo-nos no buraco do ensino obrigatório até aos 18 anos, gastando preciosos recursos que podiam/deviam ter sido canalizados na altura certa, na altura em que o fogo era apenas uma faísca.

Agora há que trabalhar para as estatísticas e nada melhor que “limpar” toda a porcaria que deixaram acumular.

Relembro um texto da minha colega Susana Dinis que enquanto DT passou as passas do Algarve.

A loucura de um DT de vocacional.

1 COMMENT

  1. …é como diz: “não querem aprender, não querem estar e que as suas aspirações futuras restringem-se ao intervalo seguinte”!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here