Home Escola Visão | Quer saber se o seu filho vai ser bom aluno?

Visão | Quer saber se o seu filho vai ser bom aluno?

155
0

adn

E se lhe disser que 10% do sucesso educativo depende do nosso ADN… Parece pouco mas não é, pois a nível genético a escala é um pouco diferente como explicam os investigadores de um estudo do King’s College de Londres.

“Descobrimos que quase 10% da diferença nos resultados escolares se deve apenas ao ADN. Fica longe dos 100%, mas está muito acima do que por norma conseguimos na previsão de comportamentos” através da genética, sublinha Saskia Selzam, um dos autores do estudo. Por exemplo, quando pensamos na diferença entre rapazes e raparigas na matemática, o género explica só 1% da variação. E as características de perseverança de um indivíduo preveem apenas 5% da variação no sucesso escolar.”

Este estudo pode ser muito útil se com ele for possível detetar precocemente dificuldades de aprendizagem ainda antes da criança começar a dizer gugudada. Imaginem bem o que se poderia fazer…

Isoladas, as variantes de ADN que interferem com o sucesso escolar não têm impacto nos resultados. O efeito é mínimo, defende o estudo revelado hoje no Journal of Molecular Psychiatry. Mas a presença simultânea de várias pode ser a diferença entre uma criança vir a ser uma aluna de nota 19 ou 20 ou de 14 ou 15. Sendo que os primeiros têm quase o dobro de probabilidade de chegarem à universidade.

Isto do X e do Y pode ser uma benção ou uma cruz e como dizem os investigadores

“Isto faz toda a diferença nas oportunidades de vida”

Quer saber se o seu filho vai ser bom aluno?

(Rui Antunes)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here