Home Rubricas A vinculação dos professores e a reforma dos políticos… Um exemplo de...

A vinculação dos professores e a reforma dos políticos… Um exemplo de “igualdade”.

150
4

 

Eis o comentário da semana. Touché!

Um concurso para professores… com a oposição dos professores!

4 COMMENTS

  1. Ridículo.
    Tenho pena, a sério que tenho, que tendo os professores tantas razões de desagrado, utilizem argumento de tasca.
    Os políticos não têm reforma vitalícia. Já não têm. Ao menos ainda se podia ir pelos direitos adquiridos …Mas não, vai-se pela argumentação típico da cerveja e do tintol.
    Essas comparações viram-se contra nós.
    Vamos argumentar com base nos nossos problemas e não com base em comparações. Caso contrário levamos com tudo aquilo que as outras classes dizem sobre as nossas “regalias”.
    Isto ainda para mais quando se vão vincular milhares de professores extraordinariamente e outros normalmente.. Em vez de ser motivo de festejo…. anda-se preocupado com a meia dúzia de outros professores.( numa época de redução de alunos e turmas… não é mau…. )
    É que os trabalhadores do privado que andam todos aos 40 anos à procura de emprego mandam-nos levar num sítio. Ou pensam que eles ficam “vinculados”. ( nos tais famosos 3 anos.. pois….) Tá bem melga. È despedido e assina de novo… ou vai para a fábrica do lado fazer a mesma coisa para o mesmo patrão.

    Não temos problemas nossos ? Mesmo nossos?. Como a questão da autoridade e da indisciplina? Como a questão da definição das horas lectivas e dos abusos que são feitos , obrigando o professor a estar 24 horas disponível? Não temos a questão das doenças profissionais? A questão da idade e do envelhecimento? A questão da reforma?
    Mas isto sem comparações foleiras. Nas comparações perdemos podem ter a certeza.( ou melhor não conseguimos explicar aos outros os nossos problemas). Ninguém os percebe. Só nós.

    • Vinho e cerveja, por acaso, não fazem parte do meu cardápio e não tenho por hábito frequentar tascas, no entanto, não tenho preconceitos em relação ao lugar onde decorre uma boa conversa ou um debate.
      A vinculação dos professores é um assunto fundamental, quer se trate de milhares ou apenas de meia dúzia, que não é o caso! Não é uma questão de números mas sim de justiça, de dignidade, de motivação, de respeito…Tal como o Sol, que quando nasce é para todos, a democracia e a justiça também o deviam ser, tal como está consagrado da Constituição Portuguesa. Nesta linha de pensamento, as comparações são inevitáveis e fundamentais.
      A vinculação é um dos principais problemas dos professores e está intrinsecamente ligada à questão da idade, do envelhecimento e da aposentação.
      Por pouco não tenho os 12 anos de serviço como professora mas quando comecei a lecionar os políticos tinham direito a uma subvenção vitalícia após 8 ANOS de serviço! Mais tarde aumentou para 12 anos. São centenas os políticos que as usufruem, os mesmos que ao longo dos anos têm negado um vínculo laboral a milhares de trabalhadores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here