Home Concursos Vinculação adiada para 2018

Vinculação adiada para 2018

270
1

Mais uma proposta do Ministério da Educação para a vinculação  extraordinária  e mais injustiças criadas. Após  ter eliminado os critérios acoplados ao tempo de serviço, e muito bem, cria uma nova condição, horário completo e anual no ano letivo de 2016/ 2017, que por sua vez é também bastante perversa. Apesar de diminuir as graves distorções anteriores na graduação profissional, estas no entanto continuam. Não deixa de ser uma nova restrição, que certamente  alteraria as opções de muitos candidatos aquando do concurso para contratação do ano anterior. Ora exigida esta condição à posterior, não  permitiu que os candidatos fizessem as suas opções concursais na legítima perspetiva de poderem ter acesso à vinculação. Assim muitos candidatos mais graduados, com mais anos de serviço, ficam fora da vinculação, e que certamente teriam arriscado mais nas suas opções no concurso anterior para terem um horário completo e anual. Esta vinculação extraordinária, permite assim uma aleatoriedade  absurda nas condições  de acesso, e alguns candidatos poderão ficar excluídos por terem ficado colocados num ano, por exemplo com um horário de 21 horas. Também neste último concurso existiram as renovações, algumas contaminadas pela BCE e os horários completos que só surgiram mais tarde devido aos destacamentos por condições específicas.

Por estas razões, a continuar com esta restrição, pelo menos deveriam adiar a vinculação extraordinária para setembro de 2017 e aí sim,  segundo as colocações do próximo ano, quem reunisse as condições,  seria vinculado – 12 anos de serviço, 5 contratos no últimos seis e horário completo e anual em 2017/2018.

Assim teríamos um concurso mais justo, com as regras bem claras e definidas para que cada candidato fizesse as suas opções com consciência.

No entanto, penso que esta restrição não faz de todo sentido, pelas razões acima descritas, e que quem acumulou 12 anos de serviço e 5 contratos com o ME, certamente que é uma necessidade permanente do sistemae existem muitos professores que reúnem estas exigências, e até as ultrapassam por largos anos, que ficarão fora da vinculação e com a sua condição de precários adiada ainda por mais tempo.

 

Álvaro Vasconcelos, professor contratado

1 COMMENT

  1. Concordo em absoluto e já agora com toda a injustiça de que houve horários completos e anuais colocados na 2ª e 3ª RR ( !!!!= que ultrapassaram quem ficou colocado na CI com horários incompletos (20,21 h) e que “seriam” pertença destes. Onde estavam esses horários na contratação inicial. Agora sinto-me bastante injustiçado. Reclamo para onde ? Provedoria justiça, Sindicatos ?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here