Início Escola Vem aí uma nova matriz para o 1° ciclo

Vem aí uma nova matriz para o 1° ciclo

8472
4

A informação vem de fonte segura e faz todo o sentido que assim seja. A matriz será constituída por uma componente letiva de 25 horas, onde os intervalos já estarão incluídos. As escolas/professores terão toda a liberdade para gerirem a matriz curricular, bem como o horário escolar. A dúvida que ainda tenho,  é se as Expressões terão as prometidas 5 horas e se essa alteração será para todas as escolas. Se assim for, as restantes áreas vão ter um corte nas suas horas, não há volta a dar…

As escolas poderão optar por começar as aulas mais tarde, ter uma pausa para almoço maior, ou terminar o dia mais cedo. Tal como o diz o Arlindo Ferreira, também eu optaria pela terceira opção, mas segundo o Arlindo, tal é pouco provável.

Resta-nos aguardar…

Uma coisa é certa, vamos ter mexidas, nunca esquecendo que as AEC são para ser lecionadas em horário pós-laboral.

COMPARTILHE

4 COMENTÁRIOS

  1. 1) Se um dos tempos das AEC de 3 horas não for no intervalo do almoço, os horários dos respetivos docentes terão, no máximo, 9 horas, o que dará um vencimento miserável.
    Se um dos tempos puder ser no intervalo do almoço (1 dia por semana), os professores poderão ter até 15 horas, o que é bem mais aceitável.

    2) Incluir o intervalo da manhã no horário é passar a responsabilidade pela vigilância para os professores. Isso é bom?

    3) Se as escolas “terão toda a liberdade para gerirem a matriz curricular”, as Expressões até poderão ter 8 ou 9 horas; como poderão ter só 1 ou 2. Autonomia é responsabilidade. Ninguém a quer.

  2. Não é bem assim, Alexandre. A nova matriz entrará em vigor em 2017/18 para as escolas que integram a experiência de Autonomia e Flexibilidade Curricular, no 1º ano, sendo posteriormente alargada aos anos seguintes e às restantes escolas.
    Quanto à matriz, o Inglês passa a integrar as 25 horas do currículo (ocupa 2 das 3 horas de AE+OC) e as Expressões passam a ter 5 horas (Port e Mat passam a ter 7 cada). Nestas 25 há que retirar as 2,5 correspondentes ao intervalo e é aqui que a tendência poderá ser nas Expressões.
    Quanto aos 30 minutos, eu próprio coloquei a questão ao Sr. Secretário de Estado e a resposta que obtive foi: na hora de almoço, pois o período de funcionamento não sofre alteração, das 9 às 17:30. Referiu que sabe que é complicado para algumas escolas, mas que poderá ser bom para outras.
    Porém, após o Despacho Conjunto, convinha esclarecer todas as escolas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here