Home Vários Vai uma goma?

Vai uma goma?

148
0

Não posso dizer isto cá em casa…

AÇÚCAR NÃO CAUSA PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS

espetada-de-goma-tezturasO cenário é conhecido: a meio de uma festa de aniversário ou outra celebração com mesas repletas de doces, bolos, sobremesas e refrigerantes, as crianças não param quietas. Correm, gritam, fazem disparates, em suma, põem a cabeça dos adultos em água. Muitos pais, avós, tios ou cuidadores são rápidos a apontar o elevado consumo de açúcar como responsável por este comportamento, mas uma nova investigação realizada no Reino Unido vem desmentir a alegada relação entre problemas comportamentais e um pico de açúcar no organismo.

“Apesar de muita gente acreditar, não existe algo como um estado eufórico causado pelo açúcar”, garante David Benton, catedrático de Psicologia na Universidade de Swansea e um dos autores do trabalho. De acordo com declarações deste especialista ao jornal “Daily Telegraph”, as crianças mostram-se muito mais ativas e eufóricas porque, estão “pura e simplesmente felizes por estar junto de outras crianças, a brincarem e num ambiente de festa, onde este tipo de atitudes é esperada”. Os festejos também agradam aos adultos, mas estes estão condicionados a refrearem o seu entusiasmo a níveis socialmente aceitáveis. “E porque já esperam energia por parte dos mais novos, estão mais atentos ao seu comportamento, o que faz com que algo fora do normal seja exacerbado negativamente. Mas o açúcar não tem nada a ver com isso”.

De qualquer forma, David Benton concorda que o consumo de doces deve ser controlado, não por causa de preocupações com o comportamento mas como forma a travar o ganho excessivo de peso e as doenças a ele associadas.

Pais&Filhos (2015). “Acúcar não causa problemas comportamentais”. http://www.paisefilhos.pt/ 9 de junho

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here