Home Notícias Unanimidade no parlamento para reduzir o peso das mochilas

Unanimidade no parlamento para reduzir o peso das mochilas

612
2

Ficam as medidas que serão uma realidade tal não foi a unanimidade parlamentar. A questão que se coloca é quanto tempo vai passar até estas medidas verem a luz do dia? As crianças agradeciam a celeridade.

Oito meses depois de uma petição com mais de 48 mil assinaturas que pede que sejam tomadas medidas políticas e legislativas para a redução do peso excessivo das mochilas escolares ter dado entrada no Parlamento, os deputados juntaram-se esta sexta-feira para, por unanimidade, recomendarem ao Governo uma espécie de caderno de encargos sobre a matéria.

O assunto foi alvo de discussão durante os últimos meses num grupo de trabalho, que consensualizou um projecto de resolução que, entre outras medidas, recomenda a criação de cacifos nas escolas, manuais escolares com papel de gramagem mais leve e com a indicação do seu peso, a fixação de uma sala para cada turma em vez de os alunos terem aulas em diversas salas, a articulação entre professores para a marcação alternada de trabalhos de casa.

Outra medida incluída no projecto de resolução é a promoção do uso “gradual, e na medida do possível, de suportes digitais na sala de aula, garantindo a eficácia do processo de ensino-aprendizagem e a não discriminação entre alunos”.

O texto comum proposto por todos os partidos recomenda também que seja desenvolvida uma campanha nacional de sensibilização para a necessidade de monitorizar o peso das mochilas que mobilize professores, alunos e famílias mas também que sejam definidas orientações aos alunos para melhor organizarem e transportarem as suas mochilas; que a Direcção-Geral de Saúde faça um estudo sobre o efeito do peso da mochila e dos materiais obrigatórios, por ano de escolaridade.

Pede-se que o Ministério da Saúde actualize as suas orientações gerais para fazer recomendações sobre as mochilas e da motricidade humana, que avalie as condições ergonómicas mais adequadas para as mochilas, ponderando até um mecanismo de homologação.

Fonte: Público

2 COMMENTS

  1. Acho bem.
    Experimentem pegar na mochila de tantos alunos e tão jovens…..

    Uma loucura total, a somar à loucura dos blocos de 90m e à carga lectiva.

    Onde páram os EEs?

  2. É um crime,o peso excessivo que as crianças transportam ás costas diariamente e constantemente durante o dia.Que sejam tomadas medidas rápidas para o bem estar destes jovens.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here