Home Rubricas Uma visão do 1º ciclo

Uma visão do 1º ciclo

846
1

O 1º ciclo é o nível de ensino onde existe mais diversidade de processos de ensino/aprendizagem. A partir de 1974, assistiu-se à disseminação de muitas das correntes educativas, alterando o conceito de escola de sentido único do Estado Novo.

Na construção de imóveis para o 1º ciclo, ao famoso plano dos Centenários, iniciado na década de 40, seguiram-se as conhecidas escolas P3, importadas dos países nórdicos, assim como os modelos pedagógicos e os métodos e modos de ensino que as acompanhavam.

sala 1º cicloCom a constituição dos agrupamentos verticais, começa, por um lado, a aproximação do funcionamento do 1º ciclo aos ciclos seguintes e por outro lado, a diversidade funcional diferente de agrupamento para agrupamento.

O ministro Crato lança as metas curriculares e a limitação da liberdade de ação educativa no 1º ciclo, acentua-se. A dificuldade em cumprir as metas leva o professor a avançar nas matérias, sem as consolidar. Os critérios de avaliação são alterados. As pautas com resultados quantitativos, são uma forma de adequar e conciliar a avaliação contínua dos professores, com a nota dos exames.

No meio deste quadro experimentalista no 1º ciclo, destacam-se os professores do Movimento da Escola Moderna (MEM) que resistem as estas mudanças, adaptando o seu trabalho à avaliação pretendida, mas modificando alguns testes e prescindindo de alguns manuais, tais como, os de Estudo do Meio e Português.

 No MEM, o aluno torna-se o autor do seu processo de aprendizagem e passa a expressar a sua visão sobre os assuntos que lhe são apresentados pelo professor e pelos colegas. A produção escrita e a pesquisa são constantes em todas as atividades. As disciplinas diluem-se num processo de aprendizagem diferente. O aluno aprende a ter uma participação mais ativa e informada, conduzindo-o ao esforço de aperfeiçoamento e respeito pela opinião dos outros.

As rotinas traçadas, por alguns professores, para os alunos no início de uma aula, também não cumprem, por vezes, os horários disciplinares. Pela primeira hora é lecionado, um conjunto de atividades transversais a duas ou mais disciplinas, o que no 1º ciclo, pode ser muito positivo e de extrema importância.

As aulas no 1º ciclo, nunca serão um processo simples e formatado, devido às múltiplas realidades, sócio económicas, à diversidade dos autores presentes, alunos, pais, professores e num plano diferente a própria direção do agrupamento.

Duilio Coelho

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here