Home Escola Notícias | Uma professora suspensa e alunos mediadores

Notícias | Uma professora suspensa e alunos mediadores

187
0

Para acabar o dia, duas notícias que saíram na comunicação social:

Professora suspensa por ameaçar alunos (vídeo)

Não vou fazer grandes considerações, apenas dizer que os tempos não são propícios a excessos e temos das profissões mais controladas do país. No entanto, temos de ter consciência dos nossos deveres e estar à sua altura. Todos temos o direito a errar mas não temos o direito de o fazer reiteradamente…

EB2,3 de Póvoa de Lanhoso tem alunos que medeiam conflitos e previnem ‘bullying’

Os intervalos das aulas na EB2,3 Professor Gonçalo Sampaio, em Póvoa de Lanhoso, são vigiados por «alunos mediadores», que têm como principais incumbências a gestão de conflitos e a prevenção do ‘bullying’, informou hoje fonte daquela escola.

Em comunicado enviado à Lusa, a fonte acrescentou que o grupo de jovens mediadores é formado por 20 alunos dos 8.º e 9.º anos de escolaridade, que receberam formação para o exercício daquela função e que estão no terreno desde janeiro.

Desde então, refere o comunicado, os conflitos nos recreios diminuíram, assim como as participações disciplinares associadas a ocorrências relacionadas com a convivência dos alunos. «Hoje, a ação dos jovens mediadores é bem aceite pelos seus pares e estes já são uma referência na escola», acrescenta.

Não é uma estratégia nova mas é eficaz quando bem orientada. Devem é ser estabelecidas de forma clara quais as áreas de intervenção e limites dos alunos mediadores. A pressão positiva por alunos que são reconhecidos na escola, mesmo que pelos maus motivos, é normalmente dissuasora. Puxar esses meninos para o “lado bom da força” tem um duplo objetivo: diminuir a indisciplina por eles causada e “controlar” os restantes colegas.

Por vezes o melhor caminho para lidar com alunos complicados não é castigá-los, é responsabilizá-los, dando-lhes algo que eles desesperadamente procuram – estatuto social. É aquilo a que eu chamo de manipulação positiva…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here