Home Rubricas Uma Escola Em Transformação

Uma Escola Em Transformação

65
0

Se é verdade que graças à globalização diminuímos as distâncias entre nós, uma vez que quem tem acesso à informação, consegue estar em contacto com o outro lado do mundo, também é verdade que esse fenómeno propiciou a situação que hoje estamos a viver e que nos está a obrigar a refletir sobre diversos aspetos da nossa sociedade. E esta é a altura ideal para o fazer, pois é perante a adversidade que o ser humano e a sociedade devem evoluir no sentido de se tornarem melhores.

Todos sabem que o atual contexto teve repercussões na educação, com encerramento de escolas por esse país fora, deixando milhares de alunos sem aulas. No pior dos cenários, prevê-se ainda que não existam condições para a realização do terceiro período. Estamos perante toda uma nova conjuntura, para a qual se calhar não estaríamos já preparados, mas que já era há algum tempo anunciada. As circunstâncias obrigam-nos, a nós professores, a trabalhar a partir de casa e a utilizar diversas plataformas digitais como ferramentas de apoio ao processo de aprendizagem do aluno.

Com o aparecimento das novas tecnologias de informação e comunicação na última metade do século XXI, urge repensarmos o modelo atual de ensino, no qual o professor ainda determina, quase sempre, o ritmo de aprendizagem dos seus alunos. Esta mudança de paradigma no ensino, com o surgimento das chamadas modernas práticas pedagógicas, não significa que o professor se demita da sua missão, pelo contrário, terá sempre um papel fundamental na construção do conhecimento por parte do aluno, auxiliando-o a selecionar a informação relevante e fidedigna. Uma escola que não se adapte às novas tecnologias, está condenada a viver desligada da sociedade.

Todavia, em muitos casos, a falta de conhecimentos dos professores sobre as novas tecnologias e as suas potencialidades constituem obstáculos à modernização das suas práticas pedagógicas. Sabemos que a inexistência de conhecimentos relacionados com as novas tecnologias são um entrave à inovação por parte dos docentes, mas de nada serve ao professor ter os conhecimentos se não os souber aplicar na prática, ou não os conseguir aplicar devido à falta de recursos em algumas escolas no nosso país. De que vale termos professores informados, com os conhecimentos necessários e com diferentes ideias sobre a aplicação das novas tecnologias se não existirem recursos disponíveis e adequados?

Rui Dias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here