Home Escola Uma Agência De SEO No Marketing Digital Das Escolas

Uma Agência De SEO No Marketing Digital Das Escolas

125
0

O papel do SEO na estratégia de marketing

É um facto que o mundo já não vive sem a sua componente digital. Internet, computadores, smartphones, aparelhos, toda a gente – a toda a hora – está ligada. Estar online passou a ser o novo normal. Assim, é natural que este seja também o momento do marketing digital, sendo inevitável a sua presença nos mais variados setores. A educação, claro, não é exceção. O investimento de uma instituição escolar em marketing digital pode ter vários objetivos, entre os quais destacamos dois: reforçar os laços entre a comunidade escolar existente e captar novos alunos para a escola. Para tal, é preciso pensar numa estratégia digital que combine vários, fatores: das redes sociais às estratégias de SEO. No artigo está referenciada a opinião de uma de uma agência de SEO em Portugal, para se entender na prática, qual o papel desta na estratégia de marketing digital das instituições escolares.

Como melhorar o marketing digital das Escolas

1. Website: sempre atualizado, sempre otimizado.

Na associação “marketing” e “escola”, o primeiro elemento em que se pensa é no website. É fundamental que este esteja atualizado e otimizado, com todas as informações necessárias relativas à instituição: método de ensino, programa, corpo letivo, formulários de contato, FAQ, etc. Deve ser um site mobile friendly, visto que muitas das procuras já são feitas a partir de smartphones.

2. SEO: como tornar uma marca mais visível

Pensemos num ponto de partida: uma família à procura de uma instituição para os seus filhos. A internet, um campo aberto de informação com biliões de dados. O Google, o motor de busca preferido. Como aparecer bem classificado nas procuras? Como fazer com que perante a pesquisa “Escola em Lisboa” (por exemplo) a sua escola surja imediatamente em primeiro lugar? Bom, tal é possível tendo um site bem desenhado e otimizado para SEO. Por isso, repetimos: trabalhar juntamente com uma agência de SEO é cada vez mais fundamental. Para entender melhor este ponto, e como referido anteriormente, quando questionados sobre o papel de uma agência de SEO na estratégia de uma escola, a Unik SEO responde “as instituições ganham imensa visibilidade no online se as estratégias de SEO forem bem aplicadas. Quando um utilizador faz uma pesquisa no Google, está a ser claramente proactivo no que procura e no que pretende, resultando, além de, um aumento de tráfego no site do cliente, gerar tráfego altamente qualificado para as empresas e instituições que estão bem posicionadas e surgem na primeira página nos resultados dos motores de pesquisa,” Concluem ainda que, “o SEO é uma ferramenta cada vez mais preciosa nos dias que correm, uma vez que não se foca apenas no estudo das palavras-chaves mais relevantes e na otimização técnica do site, mas também na usabilidade e no marketing de conteúdos.

3. Redes sociais: um ingrediente fundamental

As redes sociais são também uma ótima ferramenta de trabalho no que toca à estratégia de marketing digital, permitindo uma maior e melhor interação com a comunidade escolar e com os potencias novos alunos e pais. Um bom trabalho nesta vertente permitirá segmentar anúncios através do refinamento do target – definindo ao detalhe qual o pretendido – atingindo-o mais facilmente e aumentando as probabilidades de converter interessados em clientes. A manutenção de bons conteúdos nas redes sociais, por outro lado, ajudará a manter a comunidade interessada e reunida à volta destas plataformas.

4. Inbound Marketing: conceito e prática

O conceito Inbound Marketing aplicado às escolas e instituições tem um objetivo: converter potenciais interessados em “clientes”. É posto em prática através das suas várias componentes: o SEO, o email marketing, os podcasts, os vídeos e o marketing de conteúdo. A ideia é atrair e envolver os potenciais interessados – os pais – transformando-os em futuros “clientes”.

5. Análise, competência e criatividade

O mundo do digital está em permanente evolução. Assim, qualquer estratégia de marketing digital implica uma análise profunda e constante, atenção e rigor aos detalhes e profissionalismo contínuos, bem como uma capacidade de adaptação às exigências diárias do mundo digital. Para isso, é preciso conhecer a matéria com que se trabalha, acompanhar o ritmo das transformações e saber antecipá-las. Como tal, de acordo com a opinião da agência de SEO, “devemos ter em consideração que o trabalho não é apenas entregar um produto hermeticamente fechado. Passa também pela implementação, desenvolvimento e acompanhamento de um pacote de serviços de marketing digital à medida de cada cliente. O SEO é o ponto de partida. A viagem e as potencialidades, no digital, são intermináveis.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here