Home Sociedade Um terço dos menores de 16 anos reincide em delitos.

Um terço dos menores de 16 anos reincide em delitos.

118
1

delitosNas questões disciplinares/ criminais é impossível salvar todos. A indisciplina escolar e social está ligada à natureza humana como de um cordão umbilical se tratasse. As primeiras conclusões do “Projeto Reincidências”, apresentadas ontem e hoje no ISCTE em Lisboa, indicam que o facto de os alunos terem cometido um delito mais tarde diminui a probabilidade de reincidência, além de que é entre os 12 e os 16 anos que se cometem os delitos mais graves. Algo que não é novidade…

A vantagem deste projeto é que vai fazer um acompanhamento da reincidência dos delitos numa iniciativa pioneira em Portugal.

Mas mais uma vez afirmo que gostava de ver, uma qualquer instituição governamental ou independente a ter estas iniciativas mas em âmbito escolar. Afinal, não é na escola que tudo começa?

Fica um excerto e o link para a notícia

“Os que reincidiram já depois de cumprida uma medida tutelar educativa cometeram o seu primeiro delito aos 13 anos, em média, e os que voltaram a cometer um delito antes de qualquer passagem pelo sistema de justiça tinham entre 13 e 14 anos (em média) quando iniciaram este percurso. O estudo mostra ainda que os jovens que iniciaram um percurso delinquente mas não persistiram depois de lhes ser aplicada uma medida tutelar educativa ou os que cometeram um delito de forma pontual estavam já muito perto dos 14 anos.”

“Os resultados sobre a reincidência não permitem tirar conclusões definitivas, ressalva a investigadora, uma vez que “não é possível avaliar o desenvolvimento do percurso” daqueles jovens que tiveram contacto pela primeira vez com o sistema de justiça. A repetição de estudos sobre estes jovens é que vai permitir avaliar a reincidência e a sua probabilidade. Mas tendo eles esse primeiro contacto numa “idade tardia” – mais de 15 anos em média – há motivos para acreditar que “a probabilidade de desenvolverem trajectórias delinquentes é menor”, explica Fátima Coelho sobre o projecto que coordena.”

Um terço dos jovens que cometem delitos com menos de 16 anos reincide

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here