Home Notícias Um aluno pode ser suspenso por agredir alguém fora da escola?

Um aluno pode ser suspenso por agredir alguém fora da escola?

946
3

Sim, pode. Se um aluno estiver em horário escolar e/ou o assunto da conduta imprópria for relacionado com a escola, o aluno pode efetivamente ser castigado.

Aquela ideia de “resolver” os alunos no exterior, vulgo, lá fora, pois não podem ser castigados é só conversa. Não é uma grade que separa o que pertence ou não à esfera escolar.

Uma escola de Leiria passou por uma situação semelhante e agiu em conformidade.

Dois alunos, que frequentam a sede do Agrupamento de Escolas de Marrazes, nesta loclaidade, estão suspensos por três dias na sequência de uma agressão e roubo de dinheiro a um homem de 56 anos.
Segundo Jorge Edgar, director do Agrupamento de Escolas de Marrazes, dois alunos que frequentam o sexto ano daquele estabelecimento de ensino “envolveram-se num conflito com um homem no exterior da escola” e a direcção decidiu suspendê-los.
“Para já, a suspensão é de três dias, a contar de hoje [ontem], enquanto decorre o processo disciplinar que lhes foi instaurado. Em função do resultado desse processo, a suspensão poderá, ou não, ser agravada”, explicou o director daquele estabelecimento de ensino, adiantando que o incidente ocorreu “na tarde da passada sexta-feira”, num caso registado por uma patrulha da PSP de Marrazes, cuja esquadra está próxima ao estabelecimento de ensino.

Fonte: Diário de Leiria

 

3 COMMENTS

  1. Discordo: não pode. A normas de conduta são estabelecidas para o funcionamento no interior do recinto escolar. Fora da escola, aplica-se o direito civil e penal (ou demais legislação nacional). Essa intervenção da escola será facilmente impugnada por alguém que esteja devidamente informado.

    • Por diversas vezes chegaram pais à escola onde lecionei a dizer que tinham ido às autoridades e estas recomendaram que apresentasse queixa na escola. Os próprios tribunais perguntam o resultado dos processos disciplinares. Acredita… passei por isso.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here