Home Rubricas TPCs: Como terminar as batalhas?

TPCs: Como terminar as batalhas?

175
1

Muitas vezes os filhos usam os TPCs como armas nas lutas de poder; nessas alturas, o melhor que os pais têm a fazer é… retirarem-se do conflito. Recorram à ajuda de um “tutor” (um amigo ou a um irmão mais velho), não para que faça o trabalho da criança, mas para assegurar-se que este fica feito. O seu filho provavelmente não vai querer desapontar um outro miúdo.

HORA

  • Algumas crianças funcionam melhor imediatamente depois da escola, antes de perderem o “foco”; outras precisam de gastar alguma energia antes de se concentrarem; outras ainda precisam de jantar antes disso. Descubra a melhor altura (experimente durante 1 semana) e seja fiel ao horário.

LOCAL

tpc_trabalho de casaNum espaço confortável, iluminado, tranquilo e silencioso, a criança mantém o “foco” mais facilmente:

  • Desligue a TV e a rádio. Não fale ao telefone nesse local. De facto, o tempo dos TPCs seria uma boa altura para todos os membros da família acalmarem e realizarem uma actividade tranquila como, por exemplo, ler ou estudar – é mais difícil para uma criança estudar se o resto da família estiver na sala a divertir-se…
  • Defina um quarto, um canto na cozinha ou uma parte da mesa da sala de jantar como a “área dos TPCs” e seja consistente com os horários; se a criança colocar a mochila da escola sempre no mesmo lugar quando chega a casa, é menos provável que se esqueça de cumprir os trabalhos
  • Aceite o facto de que muitas crianças preferem deitar-se na cama ou no chão para fazerem os trabalhos
  • Torne o espaço agradável e divertido: nos mais pequenos, os TPCs não deverão parecer uma tarefa
  • Ter material escolar à mão: quando estiver sentada, a criança não deverá levantar-se para ir buscar matéria

O PAPEL DOS PAIS

Antes de o seu filho começar, fale com ele sobre o trabalho. Assegure-se de que a criança compreende as instruções. Faça as seguintes perguntas: “Já fizeste este trabalho antes?”; “Tens tudo o que precisas para fazer esta tarefa?”; “Quando tens de o entregar?”

Outros aspectos também se tornam muito importantes para que os pais se mantenham ligados a esta área tão importante da vida dos seus filhos:

  • A maior parte das crianças mais novas precisam de ajuda para se manterem organizadas. Tenha uma pasta com os TPCs e assegure-se que todos os papéis ficam devidamente arrumados todas as noites
  • Fale com o professor para descobrir de que forma poderá ajudar o seu filho nos TPCs; se o professor introduzir uma nova matéria nas tarefas para casa, talvez ele prefira que os pais fiquem por perto das crianças e lhes dêem algum apoio (não fornecendo propriamente as respostas, mas sim pistas). Mas se usa os TPCs para reforçar matéria já dada, talvez ele pretenda que o seu filho trabalhe sozinho. De qualquer das formas, mostre à criança que está interessado nos seus trabalhos e que pretende ver o resultado final
  • Peça para ver os trabalhos já corrigidos pelo professor – terá assim oportunidade para elogiar o trabalho bem feito e perceber as áreas em que a criança poderá precisar de um pouco mais de apoio
  • Quando elogiar, aponte conquistas específicas que apreciou (“A tua escrita é bonita!” tem mais significado do que “Bom trabalho!”).

E lembre-se: os TPCs nunca podem ser um motivo para uma luta de poder, mas sim uma oportunidade para estreitar laços e mostrar amor. Bom trabalho!

Cristina Valente
Psicóloga Parental e Autora de “Coaching para Pais” e “O Que se Passa na Cabeça do Meu Filho?”.

FaceBook Page Educação Positiva

1 COMMENT

  1. É exactamente esse o papel dos TPCs.Nunca,como professora ou como mãe de 4 estudantes,criei ou presenciei dramas,no que a eles diz respeito.São úteis para pais e filhos e,além de permitirem um diálogo que leva os pais a acompanhar o estudo,leva também à avaliação do trabalho da escola e da progressão da aprendizagem. Ambiente de sossego absoluto a pedido dos “filhos” não podendo haver qq máquina ou aparelho de som ligado.Aproveitavam os pais para ir preparando as suas aulas.Foi bom o resultado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here