Home Notícias Termina hoje greve de uma semana nas escolas. «Balanço é muito positivo»,...

Termina hoje greve de uma semana nas escolas. «Balanço é muito positivo», diz sindicato dos professores

136
0

Termina esta sexta-feira a greve organizada pelo Sindicato de Todos os Professores (S.T.O.P), que começou na passada segunda-feira, com o objetivo de exigir melhores condições para os estabelecimentos escolares e comunidade letiva em tempos de pandemia.

Contactado pela ‘Executive Digest’, André Pestana, coordenador do S.T.O.P revela que o «balanço é muito positivo», ainda que para já não seja possível apresentar números concretos, uma vez que a ação ainda não terminou.

Segundo a informação disponível até ao momento, «houve escolas que fecharam em concelhos como Coimbra, Sintra e Oeiras e temos também a confirmação de muitos profissionais de educação (docentes e não docentes), que a titulo individual aderiram à greve, mas que não terá sido suficiente para encerrar as escolas», afirma o responsável.

O coordenador do S.T.O.P revela ainda que espera que hoje seja o dia com mais adesão, «com a confirmação de vários profissionais de educação que se organizaram indicando que mais escolas vão encerrar mesmo», afirma sublinhando que «o direito à greve é individual, cada um pode ou não usufruir».

Ainda assim o responsável não tem dúvidas que «têm sido dias com uma forte adesão, num balanço claramente positivo», que pretende chamar à atenção para questões que persistem, como a sobrelotação das turmas, a falta de assistentes operacionais, de professores, de equipamentos como acrílicos, «tudo o que poderia ajudar a minorar a propagação do vírus que tem crescido sobretudo nas idades escolas», revela.

André Pestana explica que na próxima semana deverá ter os dados concretos da adesão à greve, depois de todas as escolas enviarem essa informação ao sindicato, que nessa altura terá uma clara ideia dos números.

Fonte: Executive Digest

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here