Home Notícias Vamos ter professores do 1º ciclo com cargas letivas diferentes?

Vamos ter professores do 1º ciclo com cargas letivas diferentes?

755
6

Mário Nogueira disse e foi publicado pelo blogue DeAr LindoNão haverá novo despacho de organização do próximo ano letivo, apenas alguns acertos.

Se estivesse tudo bem, não havia problema, só que o 1º ciclo contínua com uma “pena” pesada quanto à carga letiva, quer a professores quer a alunos. Por isso levanto a questão que coloquei como tópico deste artigo. Se está prometida para as novas escolas-piloto, uma redução da carga letiva a alunos e professores do 1º ciclo, como será implementada sem novo DOAL?

Haverá algum recuo? Os acertos serão sobre esta matéria? Ficarão os professores das escolas ditas “normais” com uma carga letiva superior às novas escolas-piloto?

Dúvidas que precisam de ser esclarecidas.

6 COMMENTS

  1. “… está prometida para as novas escolas-piloto, uma redução da carga letiva a alunos e professores do 1º ciclo…”
    A sério?
    Onde posso ler sobre isso?

    • Não te lembras da questão dos intervalos? Sobre os alunos, confesso que posso ter feito confusão com o que foi dito mas provavelmente não passou a escrito.

  2. Alexandre,
    Segundo informação do senhor Secretário de Estado na reunião de 6/6, será publicada uma alteração ao DL 139/2012 contendo a alteração horária do 1º ciclo. Assim, a matriz de 25 horas, incluindo os intervalos, será para todo o 1º ciclo nacional. Mantém-se, no entanto, o horário de funcionamento das escolas (9:00 – 17:30), pelo que, mantendo-se as 5 horas de AEC, os 30 minutos diários terão que ser acrescentados na hora de almoço (resposta a uma questão que coloquei). A nova matriz (que não sei se será para todos ou só para as escolas da experiência-piloto) aumenta em 2horas o tempo para as expressões e inclui o Inglês nas 25 horas ocupando o tempo de apoio ao estudo nos 3º e 4º anos.

    • Caro António, obrigado pelo esclarecimento. Segundo a FENPROF, apenas a questão dos horários será alargada a todas as escolas.
      Um abraço.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here