Home Escola Tácticas para ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos

Tácticas para ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos

4255
0

O seu filho esquece-se dos trabalhos de casa? Parece que está sempre com a cabeça na lua? Os professores queixam-se da sua desatenção? Não gosta de ler e acha que a sua desatenção é a causa do baixo rendimento escolar? Esteja atento, mas não desespere. Neste artigo, a Zaask providencia algumas dicas sobre como ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos.

Défice de atenção

Não é por maldade, nem falta de empenho, mas as crianças com défice de atenção são normalmente mais desatentas e distraídas, sendo que a desorganização e o esquecimento são normais nessas crianças.

Sendo assim, o que aconselhamos a fazer é ajudar o seu filho a organizar os trabalhos e o estudo, privilegiando as tarefas de rápida conclusão, ou dividir actividades mais complexas e que exijam mais tempo.

Seja construtivo nas críticas e tenha um discurso positivo. Evite o uso de folhas impressas dos dois lados. Puzzles, mikado, descobrir diferenças, sopas de letras e descobrir o Wally são jogos que pode fazer para melhorar a capacidade de concentração. Não há receitas mágicas. Cada aluno é único e nem todas as crianças desatentas têm défice de atenção.

Evite gritar e seja positivo

Crianças mais desatentas exigem atenção redobrada aos pais. Gritar e dar ordens não o vai ajudar em nada, em vez disso incentive-o a fazer uma lista de tarefas e a dividir as tarefas mais complexas. Eles sentem-se mais motivados se conseguirem pequenas vitórias.

Trabalhos para casa

A memória treina-se como um músculo. Os trabalhos de casa são uma boa estratégia de memorização. Certifique-se de que o seu filho os faz, mas nunca os faça por ele, mesmo que ele tenha dúvidas. Em vez disso, ajude-o a perceber. Na preparação para os testes, reveja as provas anteriores com o seu filho. Isso pode ajudar a identificar e corrigir problemas.

Apontamentos

Os apontamentos são uma óptima estratégia de estudo, desde que o seu filho não copie tudo na íntegra. O objectivo é resumir a matéria e colocá-la de uma maneira que ele perceba por palavras dele. Para ajudar o seu filho a concentrar-se nos estudos, recorra aos esquemas e, durante a leitura, incentive-o a sublinhar o mais relevante. Desta maneira será muito mais fácil para eles realizarem os resumos.

Gestão do tempo

Criar hábitos e rotinas é fundamental na tarefa de ajudar o seu filho a concentrar-se nos estudos. Mais vale trabalhar 30 minutos por dia do que estudar duas horas na véspera do teste. Ajude-o a fazer um horário semanal: além das aulas, deve contabilizar o tempo de refeições, dos transportes, das actividades extra-curriculares e do tempo de estudo.

Deve distribuir o tempo de forma equilibrada, juntando disciplinas mais e menos interessantes, consoante a motivação do seu filho. Os períodos de estudo não devem ser superiores a 50 minutos e devem ser intercalados com pausas curtas.

Organização do espaço

O local de estudo deve ser confortável mas não em excesso, para não correr o risco de o seu filho ficar relaxado demais. Um espaço adequado deve estar bem iluminado, arrumado e organizado, assim como deve ser bem ventilado e ter uma temperatura agradável. O seu filho deve estudar em silêncio e tranquilamente.

Ler, ler, ler

É um facto: quem domina a competência de leitura tem mais probabilidades de ter sucesso escolar. Por isso, se quer ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos, leia para eles, pois ao gostar de ler, mais facilmente aprenderão a gostar também.

Já sabe como ajudar os seus filhos a concentrarem-se nos estudos. Se, mesmo com estas dicas, tiver dificuldade em ajudá-los, peça ajuda a professores avaliados, que certamente os ajudarão de forma mais eficaz.

Equipa Zaask

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here