Home Escola Srs. Diretores, remarquem as reuniões para 48 horas depois.

Srs. Diretores, remarquem as reuniões para 48 horas depois.

3407
13

Despacho normativo n.º 1-F/2016 Artigo 23.º
Constituição e funcionamento dos conselhos de turma dos 2.º e 3.º ciclos
7 — Sempre que se verificar ausência de um membro do conselho de turma, a reunião é adiada, no máximo por 48 horas, de forma a assegurar a presença de todos
Portaria n.º 243/2012, de 10 de Agosto, Artigo 19.º
Constituição e funcionamento do conselho de turma
3 — Sempre que por motivo imprevisto se verificar ausência de um membro do conselho de turma, a reunião deve ser adiada, no máximo por quarenta e oito horas, de forma a assegurar a presença de todos.

Tenho recebido e lido várias mensagens de professores a lamentarem a postura de alguns diretores que remarcam os conselhos de turma de avaliação em 24 horas ou menos. Conforme podem ler em cima, tal não é obrigatório nem necessário.

Os diretores não podem esquecer que também são professores, os diretores não podem esquecer que os seus professores estão a abdicar do seu vencimento por algo que também lhes irá beneficiar. Não me parece correto, muito menos se justifica, esta “pressa” toda em “queimar” euros aos seus colegas de profissão. Se quer defender os seus alunos, perceba que os professores estão em luta também por eles. Ser diretor é ser escola e a escola neste momento precisa da ajuda de todos.

Se não podem participar na greve, se não querem ser solidários, ao menos que não dificultem…

Há momentos em que um diretor precisa de perceber que estar ao lado dos seus professores é muito mais vantajoso para si e para a sua escola a curto e médio prazo…

Alexandre Henriques

13 COMMENTS

  1. Há diretores a remarcar com menos de 24 h.
    Há muito que não são professores. São cães de fila, hão-de unir-nos mais.

  2. A reunião é adiada, no máximo por 48 horas, por isso não podem ser remarcadas para 48 depois… ou não?

  3. Na minha escola remarcam-se sobre aulas de 7º, 8º e 10º…a direito!
    E de hoje às 16h para segunda às 8:30…

  4. E quando a diretora diz que, como a colega de educação especial não tem avaliações para propor, a sua greve não é impeditiva da reunião se realizar?

  5. … ainda existem muitos diretores caciques, do antigamente que retrocederam ao tempo dos seus avós que não sabem ser outra coisa que post scriptum nas paredes do ME!

  6. é o preço que se paga do modelo de gestão unipessoal implantado a partir de 2008…
    mas lanço outra questão: o CPA estabelece sempre a regra da antecedência minima de 48h, ou seja, aviso com 2 dias antes da reunião. Especificamente, o artº29º estabelece que quando não há quorum, o minimo é 24h, ou seja, não pode ser marcada no mesmo dia.
    Artigo 29.º
    Quórum
    1 – Os órgãos colegiais só podem, em regra, deliberar quando esteja presente a maioria do número legal dos seus membros com direito a voto.
    2 – Quando se não verifique na primeira convocação o quórum previsto no número anterior, deve ser convocada nova reunião com um intervalo mínimo de 24 horas.

    Isto é, entramos no mundo da interpretação juridica, o que obriga a dirimir argumentos com aqueles que ‘querem ser mais papistas do que o papa’…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here