Home Escola Sondagem da Semana – Nas suas turmas, qual é o número médio...

Sondagem da Semana – Nas suas turmas, qual é o número médio de alunos?

73
6

Em 2011 Portugal apresentava um rácio de 9,1 alunos por docente e em 2013 esse rácio era já de 11,1 alunos por professor, “aproximando-se das médias de referência internacionais”, assinala o Governo no Programa de Estabilidade entregue esta sexta-feira no Parlamento. Desta forma, Portugal passou de um dos rácios “mais baixos da OCDE” para um rácio “mais próximo da média, ainda que abaixo de países como Espanha, Suécia, Finlândia, França, Holanda e Reino Unido”, lê-se no documento.

É esta a realidade? No final da semana vamos saber se os resultados obtidos nesta sondagem vão ao encontro do suprarreferido.

São só dois cliques, um para votar, outro para partilhar. 😉mouse

6 COMMENTS

    • Penso que estará a referir-se ao número médio de alunos por turma e não por professor.
      Na minha escola há 1187 alunos, 50 turmas e 116 professores com horário completo. O número médio de alunos por turma é, por isso, 23,74, mas o número médio de alunos por professor é de 10,23. No 1º ciclo do ensino básico (ensino primário). O número de alunos por turma e por professor é quase igual pois só há mais um professor de inglês e um de educação física para cada 8 turmas, sendo o resto AEC, mas nos restantes ciclos são duas coisas bastante distintas.

      • Quando afirmamos que uma das causas para a indisciplina é a dimensão das turmas surge logo o argumento do rácio de alunos/professor. A comunicação social e a tutela não separam as águas. Esta sondagem serve exactamente para mostrar qual o número de alunos por turma com que os professores têm de lidar.

  1. Obrigado pela sua resposta. É com enorme satisfação que vejo o primeiro comentário internacional. 😉

  2. Os números apresentados pelo governo não são realistas pois contabilizam no número de professores, docentes que, por diversos motivos, não têm turmas ou têm um número reduzido de alunos como por exemplo os diretores e outros elementos da direção, professores sem componente letiva por doença, professores bibliotecários e outros. É
    óbvio que desta forma o rácio desce significativamente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here