Na sequência do artigo A verdade sobre as “férias” dos professores, impõe-se uma sondagem sobre o número de horas que um professor trabalha em média por semana. Evidentemente que esta sondagem não é um estudo cientifico sobre o assunto. Ela servirá apenas para quantificar a sensação, que professores e outros terão sobre a carga laboral real ao longo de uma semana. Apesar de o nosso horário estar ainda nas 40 horas semanais, a alteração para as 35 horas semanais está para breve, por isso coloco-as como referência. Aliás, as 35 horas têm sido o padrão, pelo menos desde que eu sou professor.
Peço naturalmente honestidade na resposta.
[socialpoll id=”2320719″]
parece-me muito curta a sondagem pois, mesmo considerando a ‘possibilidade’ de retorno às 35 horas, deveria haver uma possibilidade de escolha mais alargarda…
eu fiz, durante alguns anos, um balanço período a período de todas as horas de trabalho realizado sobre o qual sintetizava num relatório anual que, ainda, pode ser consultado por aí, algures [pelos meus sítios]…
devo dizer que em média [muito por baixo], sendo do grupo de artes visuais, tinha uma sobrecarga de 25 horas semanais, ‘tout court’.
Olá Luís. Também pensei em aumentar as hipóteses, só que não acredito que a maioria dos professores ande a contar as horas que trabalha por semana. Penso que o objetivo principal é saber se trabalhamos mais, ou não, do que a carga semanal que nos é destinada.
Obrigado pela opinião. 😉