Home Escola Sondagem da Semana | É a favor dos trabalhos de casa?

Sondagem da Semana | É a favor dos trabalhos de casa?

71
4

É uma questão controversa que tem feito correr muita tinta entre professores, psicólogos, pediatras, pais e alunos. Esta semana, queremos saber a vossa opinião sobre esta temática, por isso votem e partilhem s.f.f.

No próximo fim de semana conheçam os resultados e a análise do Paulo Guinote.

[socialpoll id=”2309081″]

4 COMMENTS

  1. Tarefa de casa é completamente essencial no processo de ensino-aprendizagem. Costumo dizer a meus alunos: “uma manhã de aulas para entender os conteúdos, uma ou duas horas de estudos fora do ambiente escolar (á tarde, incluindo a tarefa de casa) e uma boa noite de sono (minimo de 8 horas), são a receita para o sucesso escolar”.

  2. Em casa podemos ter os TPCs (trabalhos da escola feitos em casa) e os Trabalhos em Casa (actividades realizadas em casa que úteis para as aprendizagens e desenvolvimento)
    Considerando o tempo passado na escola, sobretudo os alunos mais novos, creio, que, por princípio, não deveria ser necessário realizar ainda TPCs em casa para deixar tempo para Trabalhos em Casa. No entanto, a existirem, que sejam “usados” para exercitar saberes e competências adquiridas e menos para “promover” aprendizagem. Acresce que se muitos alunos que sentem dificuldades na realização de TPCs não têm pais que os possam ajudar (recordo os estudos que associam o sucesso escolar à escolaridade dos pais) ou ou suportar o recurso a explicações corre-se o risco, tal como a OCDE alertou, para que os TPCs possam sustentar desigualdades. Deixo um link para umas notas mais extensas http://atentainquietude.blogspot.pt/2015/10/nao-sei-fazer-os-tpcs-minha-mae-tambem.html

    • Caro Zé, estou 200% de acordo com o que escreveste. Mas eu irei mais fundo, num artigo que irei publicar mais lá para a frente.

  3. Claro que sou.ser
    O reforço dos conteúdos é fundamental para a interiorização das aprendizagens (não é pela prática e pela persistência que o ser humano evolui !)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here