Home Escola Sondagem da Semana – A retenção do aluno.

Sondagem da Semana – A retenção do aluno.

75
2

barragemNa semana passada publiquei uma entrevista do Diretor Adelino Calado, do Agrupamento de Escolas de Carcavelos, na qual explica o projeto que tem como base a transição do aluno, potenciando o sucesso e diminuindo os níveis de indisciplina na sua escola. Portugal, gasta aproximadamente 60 milhões de euros em 150 mil reprovações anuais. É do conhecimento público que existem outros países que optaram por modelos diferentes, apostando claramente na transição, apoiando simultaneamente os alunos em dificuldades.

Importa saber a opinião de quem anda todos os dias na escola e conhece a cultura/mentalidade dos alunos, quando confrontados com a retenção. Qual a sua reação? Notam melhorias no ano seguinte? Etc… Por isso lanço esta sondagem como ponto de partida para um debate que urge na comunidade educativa.

Novamente são só 2 cliques, um para votar, outro para partilhar. 😉

Obrigado.

2 COMMENTS

  1. Moro e sou professor no estado de São Paulo, Brazil, e a educação publica adotou o sistema de ciclos de progressão continuada, com avaliações no final do 1º, 2º e 3º ciclos – 4º ano, 7º ano e 9º ano, respectivamente. O tenho presenciado é que para que este sistema funcione de fato e na plenitude, é preciso que as familias participem da educação das crianças, coisa que não acontece. As escolas mais parecem depósito de crianças e os professores, babás. As familias não valorizam as escolas na medida adequada e as crianças plantam o terror nas escolas. E as novas gerações estão simplesmente muito mais terriveis que as anteriores em termos de disciplina. Devido a estas caracteristicas, penso que a progressão continuada não se encaixa na educação dos jovens brasileiros. Como estão, a cada geração, cada vez mais maliciosos, eles simplesmente não realizam tarefas na sala de aula, nem as tarefas de casa, pois sabem de uma forma ou outra (fazendo as atividades ou não), serão aprovados. E esta cultura, uma vez implantada, se torna com que um direito adquirido. No ensino médio, onde não há progressão continuada, os professores (por inércia) continuam a pratica-la inconscientemente e poucos alunos são reprovados. As notas das avaliações externas nacionais e internacionais mostram que a qualidade do conhecimento dos jovens brasileiros que entram nas universidades é completamente inadequado, fazendo o Brasil um dos ultimos colocados no ranking mundial da educação, temporada após temporada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here