Home Rubricas “Só quero que cheguem as férias!”

“Só quero que cheguem as férias!”

684
1

Estamos no final do ano e tenho ouvido com alguma regularidade que os professores estão cansados. E estão mesmo. Um ano letivo repleto de desafios, aqueles que o próprio sistema impõe, desafios sociais, culturais, familiares e escolares.

Os professores queixam-se de sobrecarga de trabalho, no tempo letivo, no tempo não letivo, em casa, ao fim de semana, com aulas, sem aulas… um sem fim de papeladas e formulários para preencher, um sem fim de plataformas online para atualizar, os PIAS, as atas, as grelhas…ufa… é estafante e isto tudo sem qualquer tipo de reconhecimento ou esperança de tempos melhores… Ouço muitas vezes “sei lá onde estarei no próximo ano”, “querem lá saber do que escrevo”, “nem sequer sabem o esforço que fiz para conseguir estes resultados”, “para o ano ganho o mesmo”… “Só quero que cheguem as férias!”.

Mas os docentes não são a única classe cansada. Temos os assistentes operacionais com discursos igualmente cansados. Cansados de trabalhar por dois, cansados de ouvir os alunos a reclamar e a desafiar, cansados de não serem ouvidos e de não serem reconhecidos no seu posto de trabalho, cá entre nós, tão importante e valioso nas nossas escolas… Ouço muitas vezes  “Só quero que cheguem as férias!”.

E temos os alunos… Cansados também. É trabalhos de casa, é trabalho na escola, é estudo ao fim de semana, à semana, um sem fim de fichas e fichinhas para fazer e atualizar.. A matemática, a português, a ciências, a físico-química, a história, a geografia… ufa… é estafante e às vezes sem qualquer tipo de reconhecimento por parte do professor, por parte dos pais.. Cansados de tanta exigência para a competência, para o estudo, cansados de ouvir professores e funcionários a reclamar, cansado de não serem reconhecidos… Ouço muitas vezes “sei lá, o que vou fazer da minha vida”, “querem lá saber se faço bem ou mal”, “só reparam quando faço mal”, “nem sequer valorizam o esforço que faço, mesmo quando não tenho pontuação máxima”… “Só quero que cheguem as férias!”.

Deveria dar que pensar…

Cumprimentos cheios de energia para esta reta final!

Mónica Nogueira Soares

Psicóloga | Mediadora Familiar e Escolar | Formadora

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here