Home Família Só o material comprado na escola abate ao IRS

Só o material comprado na escola abate ao IRS

303
0

 

Material-Escolar-Barato-2015Não sei se ainda vou a tempo de impedir a excursão às grandes superfícies, mas fica o aviso que só o material escolar comprado na escola dá para abater ao IRS.

As compras de material escolar realizadas nas escolas, nomeadamente as que usam o sistema de cartão, podem ajudar a baixar o IRS.

A maioria do material escolar deixou em 2015 de poder ser usada como despesa de educação dedutível ao IRS por causa da taxa do IVA que lhes é aplicada (23%). Esta regra mantém-se em vigor este ano, mas os seus efeitos podem ser minimizados se a compra de alguns destes produtos for feita nas escolas. Porque, neste caso, a fatura emitida pelo estabelecimento de ensino terá uma taxa de IVA elegível (isenta ou a 6%).

A questão do material é semelhante ao da alimentação. Quando as faturas das refeições são emitidas pela empresa que as fornece, a taxa de IVA aplicável não permite aos pais deduzirem este gasto no seu IRS. Mas quando o pagamento é feito através da escola, o problema desaparece. E o mesmo se passa no material escolar que possa ser adquirido no estabelecimento de ensino, pois será este a faturar a venda.

Não esquecer. Só o material comprado na escola abate ao IRS

(Lucília Tiago)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here