Home Escola Sites, Webinars E Cursos Online | Iniciativas Que Ajudam Os Professores No...

Sites, Webinars E Cursos Online | Iniciativas Que Ajudam Os Professores No Ensino À Distância

190
0

Desde de 16 de março que as escolas passaram a ter de estar “on”, através de plataformas online. Para além do próprio Governo, têm surgido várias iniciativas que querem apoiar os docentes nesta nova forma de ensino.

Escolas fechadas, computadores ligados em casa e uma nova realidade: ensino a distância a 100%. Têm sido assim os dias dos professores e estudantes portugueses desde que a pandemia de COVID-19 levou o Governo a encerrar os estabelecimentos de ensino, obrigando a uma enorme adaptação por parte de docentes e alunos.

Apesar das plataformas online terem sido a maior aposta até agora, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues,confirmou que vem aí uma nova Telescola para os alunos até ao 9º ano. O conceito é bastante diferente da realidade dos anos 60 e 70, garantiu, mas só amanhã é que serão divulgados os detalhes das medidas para o ensino.

Para ajudar professores e estudantes nesta nova realidade imposta desde 16 de março, têm sido várias as iniciativas lançadas em Portugal que querem responder às questões mais frequentes e disponibilizar ferramentas de apoio a professores. Neste artigo reunimos alguns projetos que pretendem que as escolas, e os próprios docentes, continuem “on”.

Conheça as iniciativas de apoio a professores, algumas delas também direcionadas para os pais, desde webinars a plataformas online.

Apoioescolas.dge.mec.pt | Direção-Geral da Educação

A 16 de março, a Direção-Geral da Educação, em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, lançou um site, com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância. O objetivo foi, desde logo, dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem.

Encontros digitais de formação sobre uso do ensino a distância para professores e pais | LeYa

O ciclo de formações em live stream começou a 7 de abril e prolonga-se pelas próximas semanas. Tratando-se de uma iniciativa da LeYa Educação, os encontros digitais pretendem dar resposta às dúvidas mais frequentes que professores e encarregados de educação têm revelado com a nova realidade do ensino a distância. O acesso é gratuito e a inscrição pode ser feita diretamente na página da LeYa Educação até à hora de início de cada sessão.

Escola Virtual em contexto de ensino-aprendizagem | Porto Editora

Educadores de infância, professores do ensino básico e secundário de qualquer grupo de recrutamento são os destinatários do curso online da Porto Editora. Aformação gratuita “Escola Virtual em contexto de ensino-aprendizagem” tem uma duração de 10 semanas e é constituída por cinco módulos.

O objetivo é dotar os professores das competências necessárias para explorar os recursos educativos digitais e as funcionalidades de acompanhamento e monitorização das aprendizagens a distância, disponibilizadas na Escola Virtual. O acesso a este curso é válido desde o momento da inscrição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here