Home Concursos SIPE – Novo Modelo de Graduação e Colocação de Professores e Alternativa...

SIPE – Novo Modelo de Graduação e Colocação de Professores e Alternativa à BCE

180
5

Eis o resultado da reunião da comissão de educação da Assembleia da República do passado dia 5 de Janeiro, onde esteve presente o Sindicato Independente de Professores e Educadores.

Novo Modelo de Graduação e Colocação de Professores

SIPE consegue novo modelo de graduação e colocação de professores.

O SIPE  reuniu hoje com a comissão de educação da Assembleia da República onde apresentou o seu caderno reivindicativo e foi discutida a petição sobre a graduação profissional como único critério de colocação de professores.

O resultado desta audição e de toda a pressão exercida sobre os vários grupos parlamentares que mostraram grande abertura e concordância com as nossas reivindicações já deu frutos dado que o MEC veio anunciar o fim da BCE.

O ministro tinha escrito ao SIPE prometendo a abertura do processo negocial do diploma dos concursos, nomeadamente no que diz respeito à graduação e processos de colocação de professores. Agora, já o anunciou publicamente e consideramos isso uma grande vitoria dos sócios do SIPE.

A petição do SIPE reuniu o consenso dos grupos parlamentares e será votada na Assembleia da República possivelmente ainda este mês.

Alternativa à BCE

Na 3ª feira, na Comissão Parlamentar da Educação, em defesa da sua Petição e em resposta a diversos deputados, o SIPE apresentou, as seguintes alternativas:

No Concurso Interno, na fase da mobilidade do professores, todos os docentes do quadro (QA e QZP) concorrem em igualdade de circunstâncias, sendo colocados por graduação profissional (no atual concurso há duas prioridades).

No Concurso externo pedimos o fim da BCE e apresentamos como alternativa 2 reservas de recrutamento por semana.
Desta forma, sempre que houver uma escola que necessite de um professor, vai a reserva e retira o 1º da lista.

No caso das escolas TEIP e com contrato de Autonomia os professores colocados por reserva de recrutamento farão formação na área do projeto educativo da escola. Desta forma simplificamos o processo, desburocratizamos o trabalho das escolas e aceleramos a colocação de professores.

A reserva de Recrutamento é um mecanismo que existe, testado, rápido e com eficácia, operacionalizado semanalmente. Se for acionado duas vezes por semana, tornar-se-á ainda mais célere na colocação de docentes, evitando-se deste modo, a colocação repetida do mesmo professor em diversos agrupamentos em simultâneo e a espera demorada na sua colocação.

O SIPE congratula-se pelo facto da sua Petição não ter deixado adormecer a problemática e ter impulsionado a necessidade desta imperiosa mudança, tanto que, em resposta à petição do SIPE já obtivemos garantias por escrito, por parte do Ministro da Educação da abertura de um processo negocial.

O SIPE agradece a todos os peticionário a todas as entidades e associações sindicais que emitiram parecer favorável a pedido da Assembleia da República, à sensibilidade e à abertura dos deputados para a questão e está particularmente muito satisfeito, com o anúncio público do ministério de educação relativamente ao abandono do modelo de Bolsa de Contratação de Escola (BCE).

É uma grande vitória dos professores e educadores e da Escola Pública.

5 COMMENTS

  1. Incrível como mais de dez anos depois ainda se anda às voltas com a questão da graduação ter de ser necessariamente o factor mais importante na colocação dos professores. Já em 2005 se entregou uma petição no parlamento sobre isto. Somos mesmo um país que não evolui e que não aprende com os seus erros…..

    “Professores desterrados entregam Petição no Parlamento”: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=148&doc=11059&mid=2

  2. Valorizem a qualificação dos professores, k esta conte como fator de distinção também… não estejemos vidrados na graduação profissional!! Precisamos de sangue novo nas escolas, especialização dos Docentes, novas ideias, vontade de trazer á sala de aula novas estratégias ensino… etc…. etc… o ensino somos nós!!!

    • Sabes o que eu acho ? Tens 22 anos e acabaste o curso agora e pensas que és melhor do que os outros. Queres passar à frente de colegas com mais de 20 anos de serviço utilizando as formações de merd+… e assim mandas para casa pais de filhos e vais tu armada em inteligente e em boa.

  3. O que eu acho incrível é o facto de os directores de Escola subirem na carreira à custa da graduação profissional e agora quererem perverter tudo isto. Mudaram de opinião ? Como é que eles chegaram lá
    acima?
    Depois não percebo o facto de a experiência deixar de ser valorizada, em detrimento de mestrados e doutoramentos de pouco valor em gente sem experiência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here