Home Escola Sindicatos de Professores, apoiam a Iniciativa de Cidadãos que visa recuperar TODO...

Sindicatos de Professores, apoiam a Iniciativa de Cidadãos que visa recuperar TODO o tempo de serviço congelado?

978
1

Estou um pouco confuso…

Os sindicatos servem para defender os interesses dos professores, certo?

A recuperação de todo o tempo de serviço docente congelado, é do interesse de todos os professores, certo?

Não existe atualmente nenhuma lei que obrigue à recuperação de todo o tempo de serviço congelado, o que existe é uma recomendação da Assembleia da República e um compromisso assinado pelo Ministério da Educação com os sindicatos. Se existisse efetivamente uma lei, aquela coisa que manda e obriga e que não deixa margem para dúvidas, por que razão os sindicatos tentam negociar uma lei que já existe e não partem imediatamente para tribunal?

O comunicado oficial da FENPROF, dirigido (in)diretamente à Iniciativa de Cidadãos para recuperar todo o tempo de serviço congelado, pretende exatamente o quê? Por que motivo está tão preocupada a FENPROF em “esclarecer” algo que não precisa de ser esclarecido?

Caros dirigentes da FENPROF, nós não pretendemos ser vossos concorrentes, nem pretendemos diminuir o vosso trabalho que é extremamente importante. Somos professores, fazemos aquela coisa que os professores costumam fazer, dar aulas, não temos tempo para jogos políticos e coisas que tal… Dia 19 de maio estaremos ao vosso lado na manifestação de professores, porque ir para a rua é preciso, mas somos da opinião que não chega…

Agradecemos a tentativa de esclarecerem os colegas que entraram em contacto convosco, mas agradecíamos ainda mais se o vosso esclarecimento correspondesse à realidade e não a uma realidade alternativa com interesses que sinceramente não consigo compreender. Como é evidente alguma confusão, podem reencaminhar para nós que teremos todo o gosto em esclarecer os colegas, sindicalizados ou não.

E espero sinceramente, que aquilo que o Paulo Guinote escreveu e que foi repetido por outros professores nas redes sociais não seja verdade…

Para fim de conversa: já me constou que andam a mobilizar recursos para esvaziar a iniciativa legislativa, aconselhando os seus mais acérrimos seguidores a não assinarem e, em vez disso, espalharem a mensagem deste lamentável e falacioso comunicado do secretariado nacional.

Seria mau demais, e colocaria em causa a finalidade principal do maior sindicato de professores – a defesa dos professores.

Por isso, e a título pessoal, lanço aqui o convite a todos os sindicatos de professores, para se pronunciarem sobre esta iniciativa. Era importante os professores estarem unidos, independentemente das suas filiações ou ideologias. A recuperação de TODO o tempo de serviço é de interesse transversal.

Enviem as vossas posições para [email protected] e serão devidamente publicadas.

Alexandre Henriques

 

1 COMMENT

  1. Ainda acredita em milagres?? Os sindicatos fazem o trabalho de “bota a baixo” no silêncio dos bastidores…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here