Home Escola Simplex Para Professores

Simplex Para Professores

1141
1

O documento intitulado Escola + Simples para Professores, é uma tentativa, embora tímida, de reduzir a burocracia/procedimentos em algumas áreas escolares. Não a crítico, mas é preciso ir mais fundo nesta questão. Aliás, este assunto foi abordado por diversas vezes e fica um pouco aquém esta medida do Ministério da Educação já no final do seu mandato.

Numa rápida leitura, verifica-se um esclarecimento do que deve constar nas atas, a possibilidade de trocar um professor por um assistente operacioal ou técnico nas visitas de estudo, entre outras coisas.

Ficam as áreas abordadas, o respetivo documento e a opinião de Filinto Lima, responsável pela ANDAEP.


Medida 1 – Atas + Simples
Medida 2 – Visitas de Estudo + Simples
Medida 3 – Instrumentos de Autonomia + Simples
Medida 4 – Contratação de Apoio Jurídico
Medida 5 – Aquisição de Manuais Escolares + Simples
Medida 6 – Concurso de Ideias: Escolas + Simples
Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?
Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download [812.63 KB]

Fonte: DGEstE

Para Filinto Lima, este simplex nas escolas limita-se a relembrar procedimentos – como na contratação de apoio jurídico – que em muitos casos as escolas já conhecem e adotam. O diretor prefere deixar uma outra proposta para diminuir a burocracia nos serviços. “Preferia que se acabasse com a escravidão das plataformas”, aponta o também diretor do agrupamento de escolas Dr. Costa Matos, em Gaia, que detalha a critica. “Muita da burocracia resulta da falta de organização das estruturas intermédias, das direções-gerais, que nos pedem os mesmos dados à vez, com prazos diferentes e sempre muito curtos. Era importante que se organizassem.”

O programa publicado na semana passada no site da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares prevê ainda o lançamento de um concurso de ideias, para que as escolas públicas e privadas proponham “soluções desburocratizadoras e simplificadoras de práticas”. O prémio, além de verem as suas ideias implementadas em projetos-piloto, é o “acesso gratuito de alunos e docentes das escolas vencedoras à edição da Web Summit” e uma “eventual apresentação das ideias no âmbito do encontro”.

Fonte: DN

1 COMMENT

  1. O fim da escravidão das plataformas sem dúvida que seria um passo para tirar a cabeça das avestruzes da areia, e permitir, como é próprio das épocas de progresso científico, cultural e tecnológico, o ócio necessário para dedicar à criatividade, a saciar a sede de conhecimento e à reflexão. Enquanto estivermos mergulhados na negação do ócio (neg-ócio) muito ocupados estaremos a fazer coisas improdutivas e consumidoras inúteis das nossas energias e continuaremos a pedalar sem sair do sítio. Outro passo seria acabar definitivamente com a multiplicação de reuniões inúteis, sem deixar a sua realização ao critério da escola. Outro passo ainda, seria limitar a participação dos professores no Plano Anual de Escola a um número específico de atividades, pois existem pessoas obcecadas com a avaliação de desempenho que fazem atividades por atacado, arrastando por competição os outros para a realização de atividades ao Litro ou ao Kilo. Nem sempre é para faturar para a avaliação de desempenho, algumas vezes é para bajular a Direção da escola com o objetivo de obter dividendos na recondução de um cargo, na reserva de um horário para o ano seguinte ou a possibilidade de reter um horário que não vai a concurso porque já tem nome e dessa forma ultrapassar as regras do concurso. As Direções agradecem este desvelo nas olimpíadas de atividades porque também faturam para a imagem da escola. Entretanto os professores que deviam estar a aprender para ensinar, andam entretidos com atividades de animação sociocultural num carrossel permanente. Deve de facto haver um forte regime de emagrecimento nas atividades burocráticas e nas atividades de animação, as escolas que assim não procederem e que não derem espaço à preparação científica dos professores, devem ser penalizadas por má gestão dos recursos humanos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here