Home Notícias Será que é desta? E valerá a pena?

Será que é desta? E valerá a pena?

20022
0

Entra pelos olhos dentro a quantidade de professores que ambiciona reformar-se mesmo antes de atingir a idade para tal que em 2021 passa a ser de 66 anos e 6 meses. Quem já esteve numa sala de aula conhece as exigências da profissão e todos os que são professores já passaram pela experiência de saírem da escola esgotados ao lecionar 6 ou 8 tempos de aulas no mesmo dia.

Há quem pretenda cumprir o “mandato” até ao fim, mas muitos já não são capazes e os atestados surgem em catadupa.

Urge por isso rejuvenescer o corpo docente, não só por motivos de saúde, mas também pela necessidade de diminuir a diferença cronológica entre alunos e professores com tudo o que isso implica.

Mas ninguém espere prendas caídas do céu, muito menos quando se avizinha uma crise económica à escala mundial. As penalizações serão significativas, mas muitos professores com 55, 60 anos terão a sua vida já resolvida, com filhos já formados, podendo até obter o tal tempo para uma segunda fonte de rendimento.

Só que existe um pequeno grande problema nesta história toda, são cerca de 40 mil os professores que têm mais de 55 anos, se sairem 10,30, 50%, quem é que os irá substituir quando a falta de professores é um dado adquirido?

Uma coisa é certa, a pré-reforma traz algo que não tem preço, a tão ambiciona tranquilidade e paz de espírito.

Fica a notícia.


Fonte: Correio da Manhã

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here