Home Rubricas Será Este O Fim Da Carreira Docente?

Será Este O Fim Da Carreira Docente?

2659
3

«Análise sócio política da situação dos professores.

Na minha perspetiva, os professores dão mais trabalho ao patrão sendo contratados por conta de outrem (com vínculo definitivo ou contratados) do que se formos liberais.
Esta onda de ataques aos professores e à sua profissionalidade desde 2005 só faz sentido se pensarmos na desregulação profissional e a individualização do professor a partir da ideia do “mérito” e da avaliação de desempenho docente (muitos acham ser a última coca cola do deserto e que são excelentes).

Associado a este pensamento surge a municipalização, que por ser uma nova forma de contrato de trabalho (para mim, claro), promoverá novas formas de relação laboral: umas, podendo ser justas, levarão à depreciação do salário; outras, por conivência de favores, minarão qualquer confiança e perceção de qualidade associada à escola pública.

Com este último pensamento, proliferarão as escolas privadas sob a capa do rigor e excelência financiadas pelo estado.

Finalmente, para colocar a cereja no topo do bolo, como a profissão estará desregulada e a nossa independência técnico pedagógica estará subjugada ao facto de sermos tão só técnicos implementadores de vontades locais autárquicas e dos parceiros, a ideia de uma ordem fará sentido na cabeça de muitos, pois cada município, em última análise, poderá criar a sua carreira docente, destruindo a ideia de estatuto de carreira docente universal e abstrato.

Nada está a ser feito em cima do joelho; para mim, a estratégia foi montada “a la long” e já deveria ter sido atingida, mas houve percalços que atrasaram o dia do juízo final.»

Texto do colega Pedro Santos

3 COMMENTS

  1. O colega viu tudo. O professor-funcionário-aplicador é algo desejado desde há muitas décadas por vários agentes no terreno, desde os pós-modernistas que desvalorizaram o conhecimento, passando pela própria OCDE, até aos políticos portugueses, que querem um professor mansinho, barato e de conveniência.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here