Home Notícias Seguro Escolar Não Cobre Ensino À Distância

Seguro Escolar Não Cobre Ensino À Distância

245
0

Seguro escolar não abrange ensino à distância. Diretores de escolas querem solução

Os diretores das escolas públicas questionaram o Governo sobre se o seguro escolar, que abrange todos os alunos do pré-escolar ao 12.º ano, cobre eventuais acidentes em casa ocorridos durante o ensino à distância — por exemplo, na disciplina de Educação Física, que implicará que os alunos realizem determinados exercícios físicos em casa, mas não só.

De acordo com o Jornal de Notícias, o facto de as normas do seguro escolar não preverem o contexto do ensino à distância levou dirigentes do setor a questionar o secretário de Estado Adjunto da Educação, João Costa, durante uma reunião que decorreu na semana passada. Porém, o Ministério da Educação ainda não esclareceu a situação.

E se um aluno torce o pé em casa durante a aula de Educação Física?“, questionou Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), citado pelo Jornal de Notícias. “O paradigma mudou e é urgente saber.”

Já o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE), Manuel Pereira, disse ao mesmo jornal que deve imperar “o bom senso numa realidade absolutamente excecional” e que é preciso estar “prevenidos mesmo para o imprevisível”.

Ainda de acordo com o Jornal de Notícias, a única resposta oficial até agora veio da delegada regional do região Centro da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, que em resposta aos diretores daquela região afirmou que o aluno tem de ser capaz de “comprovar se o acidente aconteceu em atividade letiva” para que o seguro seja ativado.

A preocupação é partilhada pelos professores, nomeadamente pelos de Educação Física, com o presidente do Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (Cnapef), Avelino Azevedo, a pedir que “todas as atividades aprovadas pelos conselhos pedagógicos, letivas e não letivas“, estejam cobertas pelo seguro.

Os esforços de contenção da pandemia da Covid-19 obrigaram o Governo a fechar as escolas. O terceiro período escolar será realizado praticamente todo em regime de ensino à distância, com exceção para algumas disciplinas dos 11.º e 12.º anos.

Fonte: Observador

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here