Home Escola Secretário de Estado anuncia mudanças no sistema de ensino

Secretário de Estado anuncia mudanças no sistema de ensino

241
8

João Costa

A SIC Noticias fez um verdadeiro serviço público. A sua reportagem A Escola, o Futuro e o 9ºH é algo que qualquer cidadão deveria ver, seja ou não professor. O pós reportagem foi também muito bom, além de um jovem que falou sem papas na língua, dizendo que a tecnologia das escolas se resume a powerpoints e pouco mais, Adelino Calado, diretor da escola que não chumba e que aboliu os TPC (podem ler as entrevistas ao ComRegras aqui e acolá), criticou a falta de apoio da tutela neste seu rumo “fora da caixa”.

Mas o que eu gostei mesmo foi de ouvir o secretário de estado João Costa, ficam algumas ideias que retive:

  • defendeu os professores, dizendo que estes não podem ser os “que não funcionam quando tudo funciona…”;
  • criticou a dimensão dos currículos e a exigência das metas;
  • criticou a avaliação dos professores que “padroniza tudo”;
  • invocou a falta de autonomia que as escolas têm, dando como exemplo projetos de escolas de elevado sucesso que não são reconhecidos como currículo;
  • apontou um caminho no qual os professores poderão construir currículos adaptados aos seus alunos;
  • deu como exemplo o programa de música que não é atualizado há 25 anos e no qual ainda consta a utilização do gira-discos.

O secretário de estado prometeu muito trabalho e avisou que não será um caminho fácil, como que alertando para a dificuldade da mudança que se avizinha. Espero sinceramente que este governo tenha tempo e coragem para fazer o upgrade que a escola há muito precisa e a sociedade há muito reclama.

A Escola, o Futuro e o 9ºH

Secretário de Estado anuncia mudanças no ensino para breve

Que escola temos? O modelo de ensino em portugal em análise na Edição da Noite

8 COMMENTS

  1. Adelino Calado – o diretor da escola que não chumba, aboliu os TPC E QUE PRATICA O FATOR -“C” NA CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS.

  2. Na verdade tenho MEDO! Calma… apenas que a mudança seja igual a todas as que temos tido cada vez que muda um governo e não uma estrutural, estudada e acordada sem facções entre quem realmente entende e está bem dentro de todos os níveis de ensino! Uma equipa independente de partidarismos e que englobe psicólogos, pediatras, pedagogos de renome e professores gostados pelos alunos e de vários níveis de ensino! Tudo isso leva, ou deve levar, TEMPO! Será que conseguem esperar???????

  3. Tendo em conta o valor que a sociedade portuguesa atribui à educação, as atitudes dos alunos na escola (desrespeito total pelos outros, atitudes desadequadas dentro da sala de aula, grande desinteresse pelas atividades a desenvolver…), não vai ser fácil mudar as coisas. Quando um aluno diz que não tem problema em “ter negativa a tudo”, quando se recusa a fazer qualquer coisita que seja… não é fácil alterar isto! E parece-me que cada ano que passa está a crescer o número de alunos com estas características (Vocacionais, pca, piefs)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here