Home Vários Sê a mudança que queres ver no sistema educativo

Sê a mudança que queres ver no sistema educativo

542
5

A classe dos professores está cansada, precisa de gritar o seu desespero e a sua incapacidade de dar a volta. Entre a espada e a parede, como se sentem. Curiosamente, muitos pais também se sentem estrangulados na tarefa da parentalidade. É urgente a mudança de todo um sistema educativo.

Por vezes, quando estou nas reuniões, nas várias, penso que é um passar a bola para o do lado. O professor passa para o aluno, o aluno para o professor, o professor para o pai, o pai para o aluno, e anda tudo num jogo de passar a bola, quando devíamos estar todos a agarrar à bola. Somos todos responsáveis, a bola pertence a todos, porque nisto do sistema somos todos um, e todos somos responsáveis.

Infelizmente acredito que vivemos uma época de desresponsabilização de todos os intervenientes, não há culpados mas sim falta de consciencialização e responsabilização.

Custa-me ver uma classe que deveria ser uma classe privilegiada a ser tão mal tratada, e quando digo tão mal tratada não tem a ver só com o ministério, pais ou alunos. Mas tão mal tratada pela própria classe, mas mais que isso, como cada um dos professores se mal trata a si próprio de forma inconsciente. É difícil querer ser o melhor num sistema tão viciado na desresponsabilização. Passa-se com todos, em todas as profissões e na nossa própria vida.

Então por onde podemos começar? Como podemos começar sendo que és professor e te sentes entre a espada e a parede? Tal como diria Gandhi, sê a mudança que queres ver no mundo. Se há coisa mais complicada de se fazer é a mudança interior, é preciso aceitar a imperfeição, é preciso analisar as fraquezas de cada um, e mais difícil, ainda, agir em conformidade com tudo o que é necessário mudar.

A primeira coisa a fazer é desmistificar isso de ir contra um sistema, não estamos a ir contra um sistema, mas a arranjar formas para que no sistema se consiga ser, e ser é ser mais professor e mais feliz. E em todas as profissões, somos brilhantes se estivermos felizes, e falta essa luz aos professores.

O que o Coaching educacional faz é encontrar a forma específica de cada professor para se superar profissionalmente.

Ser um melhor professor é um treino apenas para ti que és professor, porque isso te traz felicidade e o ser humano quer é ser feliz e completo.

Neste momento só não consegues acreditar porque estás desgastado, mas houve uma época da tua vida em que tinhas essa garra. E se conseguisses outra vez ter garra, não serias mais feliz?

Se tivesses que apenas pensar em ti, se todo o sistema dependesse da tua mudança, por onde começavas? Em que querias ser melhor? Qual o teu primeiro, pequeno passo? Uma conversa com um aluno que não tiveste? Uma mudança nas tuas emoções antes de entrar para a sala?

É a nossa superação que nos traz felicidade, pensa nisso.

 

Raquel Barreto

Life Balance & Self-Esteem Coaching

5 COMMENTS

  1. Lutar, sempre, contra todos os sistemas injustos e contra as injustiças! Mais uma treta pós-moderna , ao que parece, para instalar uma culpa, um desejo de mudança, e uma redenção…
    Quanto é que custa o meu salvamento de mim próprio?

  2. è curioso citar o Gandhi para defender , que defendeu a inssurreição civil e a revolta contra um sistema opressor; que liderou uma marcha com mais de 50000 pessoas; que passou mais de 6 anos da existência preso, por se recusar a aceitar a humilhação colonial; que pôs sucessivamente em risco a sua vida em jejuns prolongados… Gandhi não queria mudar o interior de ninguém, ele queria mudar o Mundo !

  3. Se o tal “sistema” ainda está de pé e ainda não ruiu, isso é mérito (apenas) dos professores.
    Mas estes sentem-se literalmente esmagados e tratados como números, não como pessoas.
    Por isso, de nada serve pôr a tónica exclusiva na responsabilidade do professor.
    Não aguentamos mais retórica!

  4. Mais uns que querem fazer pela vidinha… desta vez à nossa custa!
    E os professores são muitos, imaginem o que não iriam facturar se fossemos nesta conversa 😉

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here