Home Escola Reunião Geral De Professores Na 2ª Feira !?

Reunião Geral De Professores Na 2ª Feira !?

321
0

O Decreto-Lei n.º 10-A/2020, saído ontem (13/03), determina no seu IV Capítulo (artigo 9º) que “ficam suspensas as atividades letivas e não letivas e formativas com presença de estudantes em estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos”, suspensão com início para 16/03 e nova avaliação a 09/04.

Por muito que a atitude do Ministro da Educação na conferência de imprensa tenha lançado dúvidas acerca da permanência dos professores nas instituições (sintoma de um autoritarismo e uma desconfiança que, infelizmente, também proliferam nas nossas escolas), o Primeiro-Ministro e o próprio Ministério já vieram esclarecer de forma suficientemente clara o imperativo das instituições privilegiarem o teletrabalho.

https://www.publico.pt/…/professores-poderao-trabalhar-dist…

Parece-me claro que, às escolas, lhes é pedido que esgotem esta via (teletrabalho) até ao limite do possível. Sim, o trabalho não pára, mas é possível reunir os diferentes agentes educativos à distância, ou pelo menos privilegiando pequenos grupos, em detrimento de grandes ajuntamentos de pessoas.

Gostaria pois de saber, em que é que a convocatória abaixo se coaduna com este princípio, assumindo que:

– pretende reunir um conjunto de mais de 50 pessoas (neste momento perfeitamente atemorizadas);
– não lhes foi comunicado qualquer plano de higienização adicional que os salvaguarde;
– não foram referidas quaisquer dispensas (como seriam portadores de doenças crónicas, ou pais de filhos pequenos ou pessoas com idosos/doentes no agregado familiar, por exemplo).

Pior: segundo as denúncias que me chegaram, o propósito da reunião é formalmente informar que TODOS os professores irão continuar a apresentar-se presencialmente na escola.

Marta Moreira

E infelizmente não é o único diretor que anda um bocado perdido…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here