Home Rubricas Resultados da Sondagem|Na sua opinião, qual a escola que melhor prepara os...

Resultados da Sondagem|Na sua opinião, qual a escola que melhor prepara os alunos?

216
0
Escola que prepara melhor
Votos: 3583

Os resultados foram previsíveis, até porque nos últimos dias foi lembrado o estudo de 2013 da Universidade do Porto, que afirmou que é do público que saem os alunos com melhores resultados ao nível do superior. Não vou tomar este estudo como uma verdade absoluta, para obtermos uma real conclusão, teríamos de alargar a base de amostragem e prolongar o estudo no tempo.

Naturalmente que a sondagem ComRegras está meia inquinada, pois compara escolas com características/condições muitos diferentes. Mas o objetivo era conhecer a percepção de cada um sobre a qualidade do ensino praticado. Já não é a primeira vez que recebo emails criticando as sondagens que faço, mas importa não esquecer que estamos a falar de sondagens não oficiais, de um blogue apartidário, e que não é, nem pretende ser, farol de ninguém. Isto vale o que vale!

Sobre o tema…

Qualidade, é a palavra chave, à qual deve ser acrescentava a palavra Expetativa.

As Escolas Públicas e Escolas Privadas e Cooperativas, possuem no seu “currículo” excelentes exemplos de qualidade. Os mais redutores podem justificá-los através do mundo das “ranquices” mediáticas. Os princípios para obter um ensino de qualidade não andará muito longe dos lugares comuns – baixos níveis de indisciplina, pais interessados, corpo docente competente e estável, infraestruturas de qualidade, métodos de ensino cativantes e eficazes, predisposição dos alunos para a aprendizagem, etc…

Mas são as Expetativas que geram um sentimento de efetivo sucesso. Ao existir uma Escola com os itens referidos, facilmente obtemos resultados positivos, mas estes podem ser inferiores quando comparados com as expetativas. Uma escola que não seleciona professores e alunos, que tenha a seu cargo mais de 2000 alunos, que apresente elevados índices de indisciplina com alunos vindos de famílias negligentes, etc, pode atingir o sucesso mesmo que o valor quantitativo dos resultados seja  manifestamente inferior a outras escolas. É por isso que muitas escolas aparentemente más são belíssimas escolas, onde se trabalha muito e bem…

O sucesso deve ser medido tendo como premissa o ponto de partida do aluno e da escola.

(Nota: até decisão contrária, as sondagens semanais deixarão de ser semanais e passarão a ocorrer quando se justifiquem. O motivo é o esgotamento de temas e o cansaço acumulado para ao fim de semana fazer mais um texto de análise.)

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here