Home Escola Resultados da Sondagem | Matemática e Português são tão estruturantes como as...

Resultados da Sondagem | Matemática e Português são tão estruturantes como as artes?

203
10

Sim!

Encaro o ensino básico e secundário como uma formação transversal de diferentes áreas do saber. Essa formação transversal permitirá posteriormente a escolha por uma determinada especialização no ensino superior. Por isso é com naturalidade que a vejo ser constituída por diferentes disciplinas/temáticas de forma proporcional. É natural que algumas tenham uma carga letiva superior, a idade dos alunos e as suas fases sensíveis assim o exigem. Mas as artes são essenciais para o crescimento intelectual, social, físico e emocional das crianças e jovens e não podem ser esquecidas.

Porém, o que assistimos nos últimos anos, foi uma excessiva valorização das áreas curriculares de Português e Matemática em detrimento das disciplinas de expressões. No gráfico em baixo, podemos constatar que aposta na Matemática foi claramente superior a vários países europeus, mas infelizmente os resultados, apesar da sua evolução e de estarem agora na média europeia, não são proporcionais às horas atribuídas.

número de horas Pisa_Matemática

A promessa foi feita pelo atual Ministro, mas em concreto nada mudou (talvez seja cedo demais), a disciplina de Educação Física continua a não contar para a média, a disciplina de EVT continua extinta, Matemática e Português continuam a esmagar a carga horária dos alunos com programas em formato XL e metas “upa, upa”, e no 1º ciclo a Educação Física irá continuar a ser uma disciplina que devia ser dada, mas não é.

Espero sinceramente que Tiago Brandão cumpra com as suas palavras.

Ficam os resultados da sondagem

Matemática_Português_Artes
Votos 1668

 

10 COMMENTS

  1. Não é EVT que está extinta, pois no 2º Ciclo existe EV e ET…a disciplina que está praticamente extinta é Educação Tecnológica (ET) do 3º Ciclo, pois passou a ser uma disciplina de caracter opcional devido à política do ministro anterior…de momento apenas 1/3 das escolas é que têm esta disciplina. Seria bastante importante que a Educação Tecnológica do 3º Ciclo voltasse a ser uma disciplina de caracter obrigatório.

  2. Mas há uma coisa que eu não compreendo…a pergunta desta sondagem não devia ter sido estruturada de outra forma? Creio que devia ter sido…”As Artes são tão estruturantes como as disciplinas de Matemática e Português?”

    • A frase foi capa de notícia e foi feita pelo ME, é literalmente copy paste em forma propositada.

      • Compreendo…mas, sendo assim, não posso concordar com a frase interrogativa do Ministro, pois a forma como foi estruturada faz parecer que as disciplinas de Matemática e Português têm sido tratadas como áreas menos estruturantes em relação às Artes, pois na verdade o que se tem verificado é precisamente o contrário. Felizmente, pelo resultado da sondagem, verifica-se que as pessoas concordam que as áreas em causa têm todas uma igual relevância e importância e que são de facto todas estruturantes, assim como outras áreas que não estão aqui referenciadas. Por último, tenho de salientar que a distribuição da carga horária das disciplinas dos currículos nacionais nos diversos ciclos de aprendizagem devia ser mais nivelada, não querendo contudo dizer que devia ser distribuída de igual forma, mas sim, devia ser mais nivelada.

    • A música é fundamental. Aliás, a música pelas suas características permite um tipo de trabalho com os alunos, aumentando claramente os seus níveis de concentração. Já várias escolas a utilizam como forma de meditação e com resultados muito interessantes.

  3. A maioria das pessoa nem sequer conhece o programa e metas curriculares da Educação Tecnológica do ensino básico, que vão desde o 1º ao 3º ciclo…estão a privar a maioria dos alunos de adquirirem as competências do 3º ciclo…equipara-se à construção de uma casa que fica inacabada, sem portas, janelas ou telhado…um facto curioso é que já nem se consegue encontrar o programa de Educação Tecnológica do 3º ciclo no site da Direção-Geral da Educação. Sr. Ministro Tiago Brandão, já dedicou um pouco do seu tempo à leitura do programa de Educação Tecnológica do 3º Ciclo? Já verificou a substancial importância das competências que os alunos adquirem nesta disciplina? Se não o fez, está na altura de o fazer e reconhecer que é imperativo que Educação Tecnológica volte a ser uma disciplina de caracter obrigatório…deixo aqui o link para consulta do respetivo documento: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/5984/4/ulfpie039891_tm_AnexoII.comp_essenc_EducacaoTecnologica.pdf

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here