Home Escola Resultados | Concorda com a Redução da Carga Letiva dos Alunos?

Resultados | Concorda com a Redução da Carga Letiva dos Alunos?

147
1

Os resultados desta sondagem deviam ser vistos pelas associações de pais que defendem o modelo Escola a Tempo Inteiro. A escola não é um depósito, não é um ATL e não cabe à escola substituir os pais. A sociedade está virada para proteger o trabalho em detrimento da família, a sua ausência na formação e acompanhamento dos filhos tem trazido um agravamento da falta de valores e comportamentos desviantes.

Os alunos precisam de mais tempo para a assimilação e consolidação de conteúdos, os programas são extensos e intensos. O que foi feito, principalmente nas disciplinas ditas nucleares, mais não foi que aumentar a carga da aula para não mudar os currículos. O PISA diz que houve melhorias… ó meus amigos, se eu passar 6 tempos por semana a dar geografia, história, inglês, EVT ou informática, os resultados também iriam melhorar. Mas a que preço???

Menos pode ser mais, principalmente no 1º ciclo, onde os alunos passam de uma mudança radical do pré-escolar, para um dia inteiro sentados. Se acrescentarmos que a maioria das escolas (afirmação da última comunicação conjunta do Comité Olímpico de Portugal e as principais associações de Educação Física – CNAPEFD e SPEF) não cumpre com as horas de Expressões obrigatórias e que constam na matriz do 1º ciclo, somando a questão dos trabalhos de casa, que rouba tempo importante à família e que podia ser utilizado para o desenvolvimento afetivo das crianças e jovens, estamos perante um burnout estudantil que há muito é ignorado.

E se os professores julgam que a consequência natural é o aumento do desemprego na classe, desenganem-se… o que falta mais é professores nas escolas. Reduzam as turmas de forma significativa e vão ver que até precisam de contratar mais professores.

Termino citando-me e com uns gráficos elucidativos.

“A carga letiva atribuída aos alunos portugueses não tem a mínima consideração pela sua idade, não tem uma lógica progressiva, sendo estes vítimas de múltiplos interesses exceto os dos próprios alunos.”

Alexandre Henriques

 

Carga letiva em Portugal. Autoria ComRegras (2016)

 

Estudo comparativo da carga horária em Portugal e noutros países, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, de 2014

1 COMMENT

  1. Bom dia!

    Sou docente e há muitos anos e concordo plenamente com a redução de carga horária, pois há uns anos para cá que me deparo com situações preocupantes relativas ao comportamento e rendimento dos alunos, para além de outras…dentro da própria classe docente, eu que tive sempre um relacionamento excelente quer com os alunos, quer com o pais e encarregados de educação, reconhecido por muitos e ao longo destes vinte e tal anos de serviço, a caminho dos trinta. Peço desculpa aos meus colegas, mas não concordo nada nem com esta carga horária, nem com os obrigatórios trabalhos de casa dos alunos. Cumprimentos,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here