Home Escola Resultado da Sondagem – Sobre o uso do telemóvel em sala de...

Resultado da Sondagem – Sobre o uso do telemóvel em sala de aula, a escola deve:

739
5

Aproximadamente 40 % dos votantes optou pela utilização de um recipiente para a colocação do telemóvel durante as aulas, foi a opção mais escolhida. Fica também claro que a maioria dos participantes não concorda que os alunos tenham uma maior liberdade/autonomia no uso do telemóvel, mesmo com a implementação de regras.

Dos votantes, 25 e 18 % consideram que a escola deve proibir a sua utilização, aplicando medidas corretivas e sancionatórias respetivamente. Se somarmos os que defendem a proibição do uso de telemóvel obtemos o resultado de 43%. Sobre os “outros”, foram mais comentários do que soluções. Saliento a opinião de bloquear a rede de telemóvel (só que esta medida é ilegal),  proibir a entrada dos alunos com o telemóvel (não sei como implementar esta opção), a retenção do telemóvel (também é ilegal porque o telemóvel é dos pais e não dos alunos, no caso deste ser menor de idade).

Podemos concluir que esta questão é claramente fraturante no corpo docente. Talvez também por isso, esteja a ser tão difícil lidar com esta problemática.

Agora que o ano letivo está a terminar, é uma boa oportunidade para as escolas analisarem e debaterem este assunto. Na minha opinião, as escolas têm 3 caminhos que podem seguir:

1- Não fazer nada. O estatuto do aluno até tem quatro alíneas destinadas ao uso das tecnologias, por isso o assunto até está resolvido. Deixa-se ao critério de cada professor/DT. Cada cabeça sua sentença…

2- Reforçar a proibição e punição. Se for esse o caminho, julgo de todo pertinente estabelecer sanções para o caso do uso indevido do telemóvel. Adotar a estratégia do recipiente para a colocação do dito, mas atenção, os procedimentos, incluindo nos casos de dano/desaparecimento dos telemóveis, devem estar contemplados no regulamento interno. No início do próximo ano letivo, alunos e encarregados de educação devem ter conhecimento destas medidas e alertar que a escola está sempre comunicável para os encarregados de educação através dos seus contactos.

3- Integrar o seu uso em sala de aula. Como sabem o telemóvel pode ser uma ferramenta poderosíssima e um aliado do ensino. Porém a integração plena em todas as turmas levará certamente a abusos, tal o perfil das mesmas. Optar por uma integração progressiva com regras bem definidas será a estratégia mais aconselhável.

O ComRegras lança o debate, cabe a vós aproveitar a oportunidade.

uso do telemóvel

Se quiserem ler uma análise mais aprofundada sobre esta matéria, leiam o artigo A problemática do telemóvel: reflexão e procedimentos.

5 COMMENTS

  1. Concordo plenamente com a proibição do telemóvel no espaço aula. No entanto, aconselho algum cuidado com as “caixas para depósito dos telemóveis” na sala de aula. Aconteceu na minha escola a caixa ter caído ao chão, e tivemos que pagar o conserto avultado de um dos telemóveis que ficou danificado.

  2. Olá Maria. Penso que essa solução pode ser contornada desde que alunos e pais sejam informados que a escola não assumirá essa responsabilidade, até porque o estatuto do aluno diz que os alunos não devem transportar telemóveis e afins (art. 10.º alínea q).

  3. Por acaso sou a favor da integração do telemóvel em sala de aula. É realmente uma Ferramenta poderosíssima e deve ser contextualizada como tal. O seu uso abusivo infringindo regras estebelecidas, aí sim, deveria ser proibido o seu uso para esses alunos. Fiquei mais sensibilizado para esta questão uma vez que neste ano lectivo estou a dar aulas numa escola onde não possui qualquer equipamento informático nas salas de aula, e quando pretendo exemplificar através de vídeos ou imagens um conceito que estou a leccionar eu próprio utilizo o meu smartphone para buscar essa informação na Internet. E são os próprios alunos a questionarem-me se podem utilizar os seus telefones para visualização dos referidos vídeos.
    Não tenhamos ilusões de que este tipo de equipamento informático (smartphones, tablets, iWatch, etc) irá fazer parte do nosso dia-a-dia na sala de aula! É apenas uma questão de (pouco) tempo.

  4. Acho certo não usar telemóvel na sala de aula mas a caixa dos telemóveis não pois na minha escola começaram a roubar os telemóveis 2 iPhones na minha sala sumiram e ninguém fez nada acho errado ter isso.Concordo em deixar desligado dentro da bolsa e só ligar no intervalo mais caixa dos telemóveis não concordo de jeito nenhum.Sem falar nas quedas da caixa e o colégio não paga um telemóvel danificado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here