Home Escola Resposta ao CM – As prendas aos Professores

Resposta ao CM – As prendas aos Professores

995
13

presenteCaro Correio da Manhã, todos nós estamos habituados ao estilo sensacionalista que tanto sucesso vos tem trazido e vos tornou líderes de audiência, mas o facto de serem líderes não vos dá o direito de caluniar toda uma classe profissional.

Falemos então de prendas, não de cadernos, post-its, manuais de trabalho, pastas de qualidade duvidosa ou agendas com calendário atualizado, essas estão ao nível do tapume para carros, ou sacos plásticos com publicidade de quem os fornece e se isso é ser corrompido então ponham-se na fila…

Mas existem outras prendas, prendas verdadeiras… que com jeitinho, até podiam estar ao lado das vossas manchetes hardcore, mas por desconhecimento ou esquecimento seletivo não vos ocorreu, mas terei todo o gosto em partilhar convosco…

Prenda nº1

Professor abandona família e viaja 300 km para a sua nova escola.

Prenda nº2

Professor é explorado por senhorio com renda inflacionada e sem recibo.

Prenda nº3

Professor gasta centenas de euros todos os meses em deslocações para o seu local de trabalho.

Prenda nº4

Professor compra o seu próprio material de trabalho: canetas, cadernos, borrachas, etc…

Prenda nº5

Professor oferece materiais/roupas e até visitas de estudo a aluno carenciado.

Prenda nº6

Professor compra computador para poder realizar o seu trabalho, pois as escolas não têm computadores suficientes e/ou eficientes.

Prenda nº 7

Professor utiliza a sua eletricidade, tinteiros, folhas, internet,etc, para preparar aulas e testes.

Prenda nº 8

Professor paga do seu bolso para fazer formação creditada.

Prenda nº 9

Professor abdica do seu tempo pessoal e familiar em prol dos seus alunos.

Certamente perceberam que estas prendas não são recebidas, são dadas e existem muitas mais que quem respira escola sabe do que estou a falar.

Da próxima vez que quiserem fazer uma notícia bombástica não se fiquem pelas fontes anónimas, digam as escolas, as editoras e já agora os professores que receberam tão ilustres prendas. Como não o fizeram, serão apenas mais uns que atiraram a reputação dos professores para a lama. E depois surgem as notícias de indisciplina e de pais que se atiram literalmente aos professores. São estas atitudes que nos tiram autoridade…

E assim surge a prenda nº 10…

Professores dão sempre boas manchetes e a educação é um negócio muito rentável, inclusive para o jornalismo…

Editoras oferecem iPad e máquinas fotográficas para convencer docentes a adotar manual.

(Débora Carvalho)

*Para quem não é subscritor do CM pode ver a notícia aqui (créditos Luís Cansado)

13 COMMENTS

  1. Dps admiram-se… Até eu lhes atirava o microfone à água se pudesse… Façam jornalismo a sério mas é.

  2. Olá, Alexandre!

    Faltam-te aqui uma ou duas prendinhas catitas, digamos que… menos ortodoxas: o professor tem o carrito todo riscado porque ousou contrariar certos meninos; o professor compra pneus novos porque encontra os seus misteriosamente retalhados quando regressa ao parque de estacionamento no final do dia… o professor é insultado em plena rua porque o seu trabalho não agradou a alguém, etc.

    (Regressaste muito bem 😀 )

  3. gostei desta partilha… é tudo verdade. E acrescento : compra papel higiénico, líquido de lavar as mãos, lenços de papel e produtos de limpeza.

  4. É pá, estou mesmo a precisar de um “Ai pede!”. Qual é a editora, qual é? Esqueceram-se da minha escola, porque eu não vi por lá nada disso! Seria hilariante se não fosse tão triste ?! E ridiculo…

  5. Prenda nº 10: Professor não pode descontar o seu material de trabalho em sede nem de IVA, nem de IRS, tal como acontece noutras profissões.

  6. Totalmente de acordo com esta resposta aos responsáveis pelas notícias sensacionalistas , muito típicas do Correio da Manhã! Aliás, este jornal só nos faculta este tipo de notícias! Façam jornalismo a sério! Não desçam tão baixo! Eu até podia levar tudo para a brincadeira e rir , na sala dos professores de tudo isto, mas é tão triste, tão ridículo…….. que nem para isso dá! É jornalismo muito pobre…… mas mesmo muito pobre! É por notícias como estas e outras, que temos os papás e mamãs a criticar, insultar os professores que ousam chamar a atenção dos seus rebentos, tão bem educados e tão perfeitos!!!!!!! Como é possível terem uma falta disciplinar? Por favor, responsáveis pelo Correio da Manhã, revejam bem a vossa postura, o conteúdo das vossas notícias!!!!! Contribuam para um melhoramento da nossa sociedade e não para o caos!!!!!!É um conselho de uma simples cidadã!

  7. Ah!, pois eu recebi prenda melhor!Pensava que era uma linda caixinha de bombons quando eram pacotinhos chá! Gentileza da Porto editora e de seus pares!?

  8. Vamos fazer um boicote de uma semana. Durante a semana que começa a 23 e até ao final do mês nenhum professor compre o Correio da Manhã (aquele jornal que vive dos anúncios da prostituição) nem veja a C M T V. Será que assim aprendem

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here