Caro Correio da Manhã, todos nós estamos habituados ao estilo sensacionalista que tanto sucesso vos tem trazido e vos tornou líderes de audiência, mas o facto de serem líderes não vos dá o direito de caluniar toda uma classe profissional.
Falemos então de prendas, não de cadernos, post-its, manuais de trabalho, pastas de qualidade duvidosa ou agendas com calendário atualizado, essas estão ao nível do tapume para carros, ou sacos plásticos com publicidade de quem os fornece e se isso é ser corrompido então ponham-se na fila…
Mas existem outras prendas, prendas verdadeiras… que com jeitinho, até podiam estar ao lado das vossas manchetes hardcore, mas por desconhecimento ou esquecimento seletivo não vos ocorreu, mas terei todo o gosto em partilhar convosco…
Prenda nº1
Professor abandona família e viaja 300 km para a sua nova escola.
Prenda nº2
Professor é explorado por senhorio com renda inflacionada e sem recibo.
Prenda nº3
Professor gasta centenas de euros todos os meses em deslocações para o seu local de trabalho.
Prenda nº4
Professor compra o seu próprio material de trabalho: canetas, cadernos, borrachas, etc…
Prenda nº5
Professor oferece materiais/roupas e até visitas de estudo a aluno carenciado.
Prenda nº6
Professor compra computador para poder realizar o seu trabalho, pois as escolas não têm computadores suficientes e/ou eficientes.
Prenda nº 7
Professor utiliza a sua eletricidade, tinteiros, folhas, internet,etc, para preparar aulas e testes.
Prenda nº 8
Professor paga do seu bolso para fazer formação creditada.
Prenda nº 9
Professor abdica do seu tempo pessoal e familiar em prol dos seus alunos.
Certamente perceberam que estas prendas não são recebidas, são dadas e existem muitas mais que quem respira escola sabe do que estou a falar.
Da próxima vez que quiserem fazer uma notícia bombástica não se fiquem pelas fontes anónimas, digam as escolas, as editoras e já agora os professores que receberam tão ilustres prendas. Como não o fizeram, serão apenas mais uns que atiraram a reputação dos professores para a lama. E depois surgem as notícias de indisciplina e de pais que se atiram literalmente aos professores. São estas atitudes que nos tiram autoridade…
E assim surge a prenda nº 10…
Professores dão sempre boas manchetes e a educação é um negócio muito rentável, inclusive para o jornalismo…
Editoras oferecem iPad e máquinas fotográficas para convencer docentes a adotar manual.
(Débora Carvalho)
Dps admiram-se… Até eu lhes atirava o microfone à água se pudesse… Façam jornalismo a sério mas é.
Olá, Alexandre!
Faltam-te aqui uma ou duas prendinhas catitas, digamos que… menos ortodoxas: o professor tem o carrito todo riscado porque ousou contrariar certos meninos; o professor compra pneus novos porque encontra os seus misteriosamente retalhados quando regressa ao parque de estacionamento no final do dia… o professor é insultado em plena rua porque o seu trabalho não agradou a alguém, etc.
(Regressaste muito bem 😀 )
Tens toda a razão MC… são umas “belas prendas”. Bjs
gostei desta partilha… é tudo verdade. E acrescento : compra papel higiénico, líquido de lavar as mãos, lenços de papel e produtos de limpeza.
Bom regresso de férias, Alexandre.
Muito boa e oportuna esta resposta criativa ao jornalismo de sarjeta do CM, que agora resolveu virar-se contra os professores, devolvendo-lhes as “prendas” que preferíamos não ter de receber.
A minha abordagem é um pouco diferente… https://escolapt.wordpress.com/2016/08/27/cm-calunia-os-professores/
Igualmente António e gostei da tua abordagem 😉
É pá, estou mesmo a precisar de um “Ai pede!”. Qual é a editora, qual é? Esqueceram-se da minha escola, porque eu não vi por lá nada disso! Seria hilariante se não fosse tão triste ?! E ridiculo…
Prenda nº 10: Professor não pode descontar o seu material de trabalho em sede nem de IVA, nem de IRS, tal como acontece noutras profissões.
Totalmente de acordo com esta resposta aos responsáveis pelas notícias sensacionalistas , muito típicas do Correio da Manhã! Aliás, este jornal só nos faculta este tipo de notícias! Façam jornalismo a sério! Não desçam tão baixo! Eu até podia levar tudo para a brincadeira e rir , na sala dos professores de tudo isto, mas é tão triste, tão ridículo…….. que nem para isso dá! É jornalismo muito pobre…… mas mesmo muito pobre! É por notícias como estas e outras, que temos os papás e mamãs a criticar, insultar os professores que ousam chamar a atenção dos seus rebentos, tão bem educados e tão perfeitos!!!!!!! Como é possível terem uma falta disciplinar? Por favor, responsáveis pelo Correio da Manhã, revejam bem a vossa postura, o conteúdo das vossas notícias!!!!! Contribuam para um melhoramento da nossa sociedade e não para o caos!!!!!!É um conselho de uma simples cidadã!
Eu ainda não vi nada. A minha prenda deve ter ido parara ao Cm
Ah!, pois eu recebi prenda melhor!Pensava que era uma linda caixinha de bombons quando eram pacotinhos chá! Gentileza da Porto editora e de seus pares!?
Vamos fazer um boicote de uma semana. Durante a semana que começa a 23 e até ao final do mês nenhum professor compre o Correio da Manhã (aquele jornal que vive dos anúncios da prostituição) nem veja a C M T V. Será que assim aprendem
Plenamente de acordo…eu vou fazer esse boicote.