Home Notícias Redução significativa de ocorrências disciplinares?

Redução significativa de ocorrências disciplinares?

217
1

Uma coisa são comunicações dos diretores ao Ministério da Educação, outra coisa são participações disciplinares feitas pelos professores. Além disso, ainda temos as participações à Escola Segura. Três indicadores disciplinares e de criminalidade juvenil.

Se é verdade que há uma diminuição significativa das ocorrências participadas pelos diretores – conforme consta na capa do Público – também é verdade que o número de ocorrências recebidas pela Escola Segura aumentaram no mesmo espaço de tempo (4 anos).

Afinal, em que ficamos? Não devia existir uma tendência comum?

Sobre as participações disciplinares realizadas pelos professores, o ComRegras realizou dois estudos (ver aqui e ali) e ambos apontaram para mais de 200 mil participações disciplinares anuais. Infelizmente não existem dados oficiais sobre este departamento…

A única certeza que temos, é que não temos certeza de nada, o Ministério da Educação não faz o que devia fazer, registar, comparar e analisar de forma continuada as diferentes fontes de estatística disciplinar. Aliás, o registo de participações disciplinares é algo extremamente simples de fazer, basta pedir aos diretores de turma e inserir os dados numa plataforma qualquer.

Este ano letivo as coisas aparentam andar mais calmas, felizmente, mas quando vier uma tempestade mediática, todos irão falar do assunto em vez de resolver o assunto. É nestas alturas que devia estar a ser feito o trabalho de base e não quando está tudo em polvorosa…

Há cada vez menos casos graves participados pelos directores das escolas ao ministério

(Clara Viana – Público)

1 COMMENT

  1. …ninguém liga a isso, a menos que queira ser apelidado de incompetente! o culpado és sempre… tu, a ponto dos outros te evitarem como se tivesses lepra!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here