Início Notícias Redemptionis Sacramentum – A escola não é lugar para celebração da Santa...

Redemptionis Sacramentum – A escola não é lugar para celebração da Santa Missa

323
4

A Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em 2004 definiu no Redemptionis Sacramentum, um conjunto de regras e conselhos que regem a celebração da Santa Missa.
Cito aqui duas regras importantes sobre o lugar da celebração da Santa Missa.

1. O lugar da celebração da Santa Missa

[108.] «A celebração eucarística se tem de fazer em lugar sagrado, a não ser que, em um caso particular, a necessidade exija outra coisa; neste caso, a celebração deve se realizar em um lugar digno».[197] Da necessidade do caso julgará, habitualmente, o Bispo diocesano para sua diocese.

[109.] Nunca é lícito a um sacerdote celebrar a Eucaristia em um templo ou lugar sagrado de qualquer religião não cristã.

A escola é o lugar mais sagrado de uma “religião” não cristã importante: a ciência e o conhecimento. Deve haver respeito pelos seus praticantes.
(sim, eu sei que estou a usar o conceito de “religião” incorretamente… daí as aspas!)

Com (muita) boa vontade se conclui pela regra [109] que a Eucaristia nunca deveria ser celebrada numa escola, por respeito autoimposto, e muito bem, pela própria Igreja Católica.

Já por [108], dado o estado de degradação de muitas escolas públicas, facilmente se conclui que a maior parte das escolas não são “um lugar digno” para a celebração da eucaristia. Pensemos na quantidade de amianto que ainda lá existe. Pensemos nas péssimas instalações sanitárias de muitas escolas. Caramba, até tiveram de usar uma baliza como altar!

De facto, não me parece que uma escola seja um bom sítio para celebrar missas, tal como um cemitério não será talvez um bom local para uma palestra científica sobre decomposição cadavérica, especialmente enquanto decorre um funeral católico.

Haja respeito.

COMPARTILHE

4 COMENTÁRIOS

  1. “Santa” paciência de cada um de vós…o que terei de ler mais…nem um rio se pode fazer uma eucarística…já agora o batismo…
    O que dirá Francisco da vossas baboseiras…
    Oh meu caro… A celebração da palavra de Deus cabe em qualquer lugar…é uma festa e ponto.
    É ecomenico realizar uma festa em nome de Deus…
    Tenha tino no nosso juízo.
    Grato
    Feliz Páscoa

    • Ó Rafael…. calculo que queria dizer ecuménico….

      Festas em nome de Deus…. na Igreja. Na escola, aprender gramática e outras coisas.

  2. A culpa continua a ser dos “mesmos” porque sabendo as regras abusam…abusam e tornam a abusar…dou-lhe dois exemplos que se passaram diretamente comigo:
    Em reunião de conselho escolar a diretora da minha escola propôs uma “missa do parto”,tradicional aqui na Madeira,na escola no fim do primeiro perìodo. Foi a votação e perdeu por um voto. Dias mais tarde apareceu com outra proposta:o senhor padre convidou a escola a participar numa missa do parto no dia tal…da parte da manhã em horário escolar…quem fazia manhã nesse dia pronunciou-se e votou a favor,mandaram as autorizações para casa e claro os pais concordaram e lá foram as crianças,os docentes e os auxiliares que estavam em horário de trabalho à missa…se eu trabalhasse de manhã diria não…ficaria logo marcada como do contra bla bla bla…
    Na escola secundária onde anda o meu filho,no último dia de escola,no primeiro período,resolveram fazer uma missa,às 10 da manhã. Como ele só tinha aulas da parte da manhã deixei que ele ficasse em casa,não só porque ele iria andar lá sem fazer nada e porque somos ateus. Resultado ficou com falta ao primeiro tempo e ao ultimo,na disciplina em que foi a missa teve como estando presente…como não reparei não justifiquei as faltas,ficando injustificadas e em disciplinas com uma carga semanal reduzida..eu sei não é grave porque não perdeu matéria e não é de faltar…mas há coisas que se podiam e deviam evitar…

  3. Estou completamente de acordo consigo, Rafael.
    Já não há paciência para esta gente que só diz disparates.
    Como disse o próprio, do alto de uma cruz:
    Perdoai-lhes, ó Pai, porque não sabem o que fazem! (e dizem).
    Santa e Feliz Páscoa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here