Home Escola Rankings

Rankings

176
0

enturmaçãoNa turma 9A havia este ano trinta e um alunos. A sala 15, onde decorreu a maior parte das aulas, começou por ter doze mesas alinhadas na frente de um quadro antigo, negro e estriado.

No dia da apresentação, ficou claro que não ia ser fácil arrumar aquela gente toda. A directora de turma lá ficou na frente, espremida entre o quadro e a sua secretária, a revirar os olhos nervosamente sempre que entrava mais um. Às tantas, aquilo começou a ficar um bocado fora de controlo e a professora pediu à funcionária que trouxesse mais cadeiras. A funcionária chamou outra colega, que chamou outro colega, que chamou alguém da direcção. Conversa, mais conversa, patati, patatá, não havia mais mesas, não havia mais cadeiras.

Alguém se lembrou das mesas antigas do segundo ciclo guardadas na arrecadação do ginásio. As mesas estavam todas desirmanadas, eram de formatos e alturas diferentes, algumas eram mesmo muito baixinhas, pareciam do primeiro ciclo. Havia-as de todas cores, algumas lascadas, outras rachadas, umas visivelmente estropiadas, outras ainda em bom estado. As melhores foram transportadas para a sala. Eram todas mais baixas do que as que já lá estavam. Desenrascou-se um esquema em escadinha, as maiores atrás, depois as médias mais ao centro e uma fila dianteira das mais pequeninas e coloridas. Depois organizou-se um casting: todos em fila desordenada e barulhenta aguardavam as instruções da directora de turma. Simulavam-se audições para programas de talentos. A risota generalizada fazia esquecer o calor abafado e a sensação de mal-estar. Os mais altos iam sendo encaminhados para as mesas de trás, para os mais pequenos sobraram as cadeirinhas coloridas de brincar.

E assim foi decorrendo mais um ano lectivo. A sala de aula, organizada em camadas, parecia uma bancada improvisada de circo pobrezinho. Os professores lá foram fazendo os seus números de contorcionismo no espacinho reduzido entre o quadro e as mesas. A continuar assim, é bem possível que ainda tenham que vender pipocas nos intervalos.

MC

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here