Home Escola Rais parta os TPC!!! Também tens nas férias?

Rais parta os TPC!!! Também tens nas férias?

667
1

Férias são férias, já chega durante o tempo de aulas ter de gerir o tempo que os miúdos passam na escola, as atividades extracurriculares, os TPC, o banho, o jantar, o tentar estar em família, a hora de deitar… É sempre um lufa lufa e até parece que o mundo acaba se não vier o tal do TPC chatear a cabeça aos miúdos e a mim também… É que nem nas férias nos deixam em paz!!!

Este é apenas um exemplo do estado de espírito de muitos pais e da aversão que estes têm aos TPC. Como estou em ambos os lados da barricada, percebo ambas as partes, mas neste caso não sou neutro e assumo a minha posição.

Concordo com os pais, há um abuso nos TPC, os professores muitas vezes não têm em consideração a carga letiva dos alunos, os testes das outras disciplinas e existe uma desvalorização clara do tempo de repouso intelectual.

Quem é da área sabe que o repouso é tão importante como a atividade física, é preciso dar tempo para todas aquelas mini mini roturas que acontecem durante o esforço recuperem. A nível intelectual passa-se o mesmo, é preciso dar tempo para os alunos descansarem e desenvolverem outras competências. O repouso é determinante para manter os níveis de concentração e motivação elevados e quem dá aulas sabe, pois muitas vezes se queixa, da falta de atenção e agitação dos miúdos durante as aulas.

Os alunos também sofrem de burnout cognitivo, e lá por serem miúdos não devemos/devíamos ignorar os seus sintomas.

Férias são férias e ninguém gosta de ter trabalho nas férias. Deixemos os miúdos serem miúdos, passarem tempo em família, fazerem o que lhes vai na real gana, serem e sentirem-se livres da escola.

Se quem marca os TPC diz que é só um bocadinho, que é para ir fazendo… então também não se deve importar de abdicar desse bocadinho…

Alexandre Henriques

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here