Home Escola Quer vender uma casa? Contrate um professor…

Quer vender uma casa? Contrate um professor…

1014
1

O perfil é muitas vezes uma cruz que se carrega ao longo da carreira, há professores que têm sempre perfil para tudo e esses normalmente são submetidos a cargos e cargas laborais tão complexas como exigentes. Tudo em nome do “perfil”…

Este perfil é o que leva muitas imobiliárias e outras empresas a procurar professores, não foi para isso que estudaram, verdade, mas (in)felizmente alguns são tão competentes que até ultrapassam as fronteiras da sua profissão.


Será que os professores são bons comerciais? O que têm em comum estas duas profissões e até que ponto as características das áreas podem ser complementares?Duas profissões que aparentemente não tem grande ligação: professores e comerciais. Mas, saiba que não é assim tão linear quanto parece. Um professor e um profissional de vendas têm mais características em comum do que parece e foram muitas as empresas que souberam aproveitar-se disso.Comecemos pelas imobiliárias, que cada vez mais procuram professores com os seus anúncios de emprego. As empresas da área viram na educação um mercado de recrutamento, graças à crise económica, ao fecho de escolas e problemas nas colocações ano após ano. Muitos professores aproveitaram a oportunidade e arriscaram na área das vendas, com bastante sucesso.

PROFESSORES SÃO BONS COMERCIAIS? PORQUÊ?


Podemos começar por enumerar as capacidades comunicativas, que são extremamente úteis, não só no sector imobiliário, mas noutras áreas de negócio. Existe uma maior empatia com as necessidades do cliente e por conseguinte, as vendas são sobre eles e não sobre o produto.Outro aspeto destacado é a maturidade. São normalmente profissionais que, infelizmente, viram essa experiência pouco valorizada na área do ensino, ou que procuram uma nova oportunidade para melhorar a sua condição financeira. Os próprios professores apreciam certos aspetos da área comercial, especialmente a imobiliária, como a flexibilidade de horários.

PROFESSORES E COMERCIAIS: AS MESMAS TAREFAS E CARACTERÍSTICAS

Pessoas empreendedoras e determinadas, conscientes do público ao qual têm de comunicar determinadas informações. Outra característica em comum entre professores e bons comerciais? São profissionais que resolvem problemas, e que partilham determinadas características e tarefas:

  • têm de fazer apresentações diárias, ao mesmo tempo que lidam com uma enorme quantidade de informações e detalhes, de forma repetitiva, mas que ainda assim tem de ser adaptada a quem está a ouvir;
  • têm de lidar com personalidades diferentes e difíceis. Uma criança pode fazer perguntas tão complicadas como o cliente a quem se está a tentar vender algo;
  • têm uma excelente memória factual, atenção aos detalhes e detetam erros com facilidade;
  • são líderes e conseguem comandar a atenção do grupo;
  • são trabalhadores de equipa, e estão habituados a lidar com grandes grupos. Que melhor pessoa para lidar com uma equipa de vendedores, do que alguém que já lidou com crianças e adolescentes? Estão habituados a lidar com os sucessos e com as falhas;
  • são pessoas empáticas, que se preocupam com as necessidades da sua audiência/público-alvo, são empreendedores e inspiradores.

Fonte: EKonomista

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here