Home Escola Que salganhada! Pais a fazerem de professores e professores a fazerem de...

Que salganhada! Pais a fazerem de professores e professores a fazerem de pais.

791
0

Nasceu um programa que auxilia pais a ajudar os filhos nos TPC.

Isto está tudo errado! Começa logo na ideia, misturam-se funções de professores com pais, pais com professores e depois dá no que dá. A ideia não deveria ser resolver um problema indireto, mas sim resolver a origem do problema, a ideia que a escola precisa de terminar na escola (recomendo leitura).

Compreendo que a atual situação cria dificuldades acrescidas, mas é a escola que tem de resolver o assunto pois o assunto é de índole escolar. Tal como não deve ser a escola a resolver um problema de índole familiar. Dirão que está tudo interligado, mas deveria estar?

A tarefa mais difícil e exigente que pode ser pedida a um encarregado de educação é que eduque a sua criança, tal como à escola deve ser pedido que ensine conteúdos curriculares. O que temos assistido ao longo de anos é uma confusão entre os papeis de cada um, levando a um constante atirar de responsabilidades pelo facto de não existir uma linha clara que separa responsabilidades. E quando as responsabilidades não estão bem claras, surgem a terceiros a fazer um papel para o qual não têm condições nem capacidades para o fazer, tal como os pais a ensinar os filhos a estudar e a realizar TPC.

E já nem vou entrar na necessidade constante de enviar TPC, como se o tempo que os alunos passam na escola não fosse suficiente…

Infelizmente o futuro irá manter esta ideia peregrina de “salganhada” de funções, com pais a fazerem de professores e professores a fazerem de pais. O que muita gente ainda não percebeu, pois é assim e como é assim deve ficar assim, é que ninguém ganha com isto, pais, professores e alunos…

P.S – que fique claro que não estou a criticar os autores do projeto, critico um problema que julgo ser estrutural há anos. Esta plataforma nasceu impulsionada pela pandemia, mas alguém acredita que vai desaparecer quando a pandemia se for embora?

Programa ensina pais a ajudar filhos no estudo à distância e TPC online

O projeto “Academia Digital para Pais” tem como objetivo auxiliar os pais a conseguirem ajudar os filhos a fazerem os TPC. A ideia é trazer os pais de volta à escola para sessões diárias.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here