Home Escola Quase dois mil alunos em risco de abandono escolar foram sinalizados no...

Quase dois mil alunos em risco de abandono escolar foram sinalizados no ano passado

82
1

No ano passado, as escolas sinalizaram às comissões de proteção de crianças e jovens 1900 alunos em risco de abandono escolar. De acordo com os dados enviados pelo Ministério da Educação e pela Segurança Social ao “Jornal de Notícias”, registaram-se mais 200 crianças e jovens sinalizadas do que em 2019.

Segundo os resultados do questionário feito pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o impacto da pandemia, os diretores das escolas disseram que, entre março e junho do ano passado, não conseguiram contactar com 2% dos alunos para que estes participassem nas atividades letivas online. Já os professores com funções de coordenação não conseguiram manter contacto com 7% dos alunos.

Maria Emilia Santos, presidente do CNE, explicou ao “Jornal de Notícias” que “há escolas onde estes casos chegam aos 10% e noutras são zero”. Já Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), entende que “o ensino à distância propicia o abandono e aumenta a desmotivação dos alunos”.

A tutela revelou ainda ao “Jornal de Notícias” que foi registada uma diminuição no número de matrículas em setembro do ano passado. Um cenário, aliás, já apontado pelo secretário de Estado João Costa, no Parlamento: “houve alunos que não voltaram à escola no arranque do ano letivo”.

Expresso

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here