Início Rubricas Quando A Culpa Morre Solteira

Quando A Culpa Morre Solteira

625
2

O SALÁRIO CHORUDO DOS PROFESSORES NÃO CHEGA PARA ARRENDAR CASA.

Há turmas sem professores sim senhor… e a culpa não é de ninguém.
Os vencimentos são o que são. A oferta de casas para alugar é o que é. Coisas de mercado dizem eles. Trabalhas umas horas por mês, recebes tanto e terás que sobreviver com isso. Ok, dizes tu.
Comes, vestes, vais à farmácia, dás de comer e vestir aos filhos, e mais uma série de coisas fúteis… Preparas as refeições em casa e descansas no conforto do teu lar.
Qual lar?? Aquele que o mercado te autorizar. O que significa que, em Tavira, ou é em casa dos pais, ou de amigos ou, ou…nicles. Porque o chorudo ordenado de um professor que aceita o horário, depois de bem vistas coisas, não chega para fazer um aluguer…
Um jovem solteiro ou casal também não consegue habitação digna. O mercado está-se nas tintas para essas futilidades e extravagâncias das pessoas. Casa? Luxo? É preciso ter lata, refilar ou deprimir, ou desistir de dar aulas em Tavira, pelo simples facto de não conseguir casa. Dizem que está na Constituição qualquer coisa relativa ao direito à habitação…mas deve referir-se a quem o pode pagar … turistas e europeus endinheirados!!
Os poderes públicos borrifaram-se e sacodem a água do capote. Primeiro porque estamos em seca e há falta de água. Depois porque o capote é uma coisa antiga…e este problema parece que é novo!
O escândalo nacional que é a falta de residências para estudantes universitários, alimentando um mercado especulativo e sem regras é aceite há décadas sem um mínimo de vergonha na cara por parte de todos os governantes. SE FOSSEM DEPUTADOS TINHAM SUBSÍDIO PARA ISSO. No caso dos deputados é uma emergência nacional protegê-los do mercado. No caso dos estudantes que vão para as cidades grandes, ou dos professores que também procuram as Taviras deste país, AS LEIS DO MERCADO SERVEM PERFEITAMENTE, e por isso se vai desistindo …
E protejam-nos os deuses todos de exigirmos aos poderes públicos que se metam com o mercado…cruzes canhoto que ainda somos excomungados!!»

 

Texto do colega José Filipe

 

COMPARTILHE

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here