Home Notícias Público Vs. Privado?

Público Vs. Privado?

589
0

ensino

O ensino público em Portugal tem sido, e deverá continuar a ser, o referencial de qualidade do sistema educativo. Só uma estrutura que receba todos os alunos de forma indiscriminada, e mesmo assim consiga manter a exigência e a resposta que a escola pública dá, pode ser vista como o objetivo a superar por todas as escolas, publicas ou privadas.

No entanto, o Governo deve reconhecer que existem áreas especializadas assim como algumas regiões onde a oferta pública escasseia ou é inexistente. Aqui, nestes casos muito concretos em que o Ensino Particular e Cooperativo representa um verdadeiro serviço público, considero que é dever do estado contribuir para a manutenção do serviço como se de uma escola pública se tratasse. Não falhando os seus compromissos, sejam eles de ordem financeira ou logística.

Comecei a minha carreira num colégio privado, um colégio com especificidades difíceis de encontrar numa escola pública e que, ao contrário do que costuma ser apresentado em relação ao ensino particular, presta um serviço social e humano de grande importância para as populações que serve. Tal como neste caso, também a grande maioria dos conservatórios, embora numa outra vertente, apresentam um serviço que é uma mais-valia para a formação e crescimento académico dos nossos jovens.

Nesse sentido, não pode ser o estado a promover a asfixia que culminará com o encerramento destas instituições. Estes alunos não têm alternativa, ou estão nestas escolas ou são impedidos de seguir o seu sonho. Sejam estudantes do ensino artístico, no caso dos conservatórios, ou simples estudantes que não têm uma resposta pública na sua área de residência ou para as suas características.

A regularização das dívidas a conservatórios ou outras instituições de ensino era uma urgência, e ainda bem que se caminha para a sua regularização. Como referi anteriormente, o estado deve cumprir as suas obrigações. Fiscalizar muito bem o que é feito em todo o sistema de ensino, mas ser a pessoa de bem que exige que cada um de nós seja.

Consulte aqui o artigo sobre o ensino artístico:

Maioria dos conservatórios privados já receberam verbas aprovadas em Outubro

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here